Conversamos com um médico nutrólogo que trouxe algumas dicas para você não jacar nas festas

Texto Redação | Foto Divulgação

Manter um estilo de vida saudável e ativo deve ser um compromisso para toda a vida e não algo para começar e interromper. Afinal de contas, para obter resultados duradouros é preciso ser saudável constantemente. É muito comum pessoas que tiveram um excelente resultado durante o ano, colocarem tudo a perder exatamente nessa temporada de festas.

Por outro lado, se você estiver esperando o ano todo para provar aquele prato delicioso que sua mãe ou sua vó prepara, não se prive! A regra é simples: aproveite as festas sem exageros e mantenha-se no foco! A grande vantagem de quem esteve ativo e saudável durante todo o ano é que agora vai poder saborear pratos e momentos especiais sem sentir culpa!

A seguir, confira seis dicas do médico nutrólogo Nataniel Viuniski, especialista em obesidade e membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife Nutrition, sobre como sobreviver às festas de fim de ano, sem ganhar muito peso.

  1. Faça um lanche antes das festas

Pode parecer contraditório, mas fazer um lanche antes das ceias vai ajudar você a não comer em excesso e fazer escolhas mais saudáveis. Por outro lado, chegar com muita fome nas festas vai fazer com que você coma muito. Por isso, consuma lanches saudáveis e ricos em proteínas antes de sair de casa para se sentir saciado. Pode ser um iogurte natural, um ovo ou um shake proteico corretamente preparado.

  1. Concentre-se nas pessoas, não na comida

A temporada de festas é uma grande oportunidade de se reconectar com amigos e entes queridos. Então, aproveite esse momento com todos eles e movimente-se! Caminhe pelo lugar, acompanhe a prima distante em uma tarefa, brinque com os sobrinhos e seja voluntário para lavar a louça depois. Tudo isso ajudará a queimar calorias!

 

  1. Coma consciente

A primeira coisa que você deve fazer é avaliar a mesa e definir quais serão as suas opções de pratos. Comer consciente é saber o que você coloca em seu corpo. Comece a ceia sempre com um colorido prato de saladas, as tradicionais carnes de ceia, como peito de peru e peixes são ótimas opções magras e saborosas. Atente-se para o consumo de “calorias vazias” de bebidas, como álcool e refrigerantes.

  1. Observe o tamanho das suas porções

Embora você não precise contar calorias durante a festa, lembre-se de quanto você consome no dia a dia e pare de comer quando estiver satisfeito. Muitas pessoas comem até passarem mal!

Faça refeições equilibradas com proteínas e alimentos com muita fibra. Comece sempre por uma salada, pois ela ajuda a saciar. Se tem a intenção de comer uma sobremesa, diminua a porção de arroz, batatas, farofas e outros carboidratos.

  1. Compartilhe seus objetivos

Conte a seus amigos e familiares sobre seus objetivos de saúde e fitness. Ficar focado poder ser difícil, principalmente se você estiver lidando sozinho com a situação. Por isso, ter o apoio de pessoas que conheçam seus objetivos e pontos fortes e fracos pode ser extremamente benéfico na manutenção de um estilo de vida saudável, ainda mais nesses momentos desafiadores do ano. Lembre-se que as pessoas prestam mais atenção naquilo que você faz, do que no que você fala.

 

  1.  Exercite-se no dia seguinte

Não sinta culpa pelo eventual excesso que consumiu. Vá à academia, nade, pedale ou faça uma caminhada. Que tal uma corrida pela manhã para colocar em prática sua resolução de ano novo? Aliás, aproveite a academia vazia durante a temporada de férias. Outra dica é dançar muito com as pessoas que você ama. Isso fará bem para seu corpo e para as suas emoções. Divirta-se com boa atitude e com muita saúde.