Confira os benefícios de apostar nas carnes de javali e búfalo para inovar no cardápio, ingerir proteínas e emagrecer

Texto Priscila Pegatin e Helô Oliveira | Produção Janaína Resende

Carne

Carnes de javali e búfalo são mais saudáveis

Foto: Fabrizio Pepe

Novas proteínas para emagrecer

Saia da mesmice com a inclusão de duas carnes diferentes na rotina. Conheça agora seus benefícios, o modo de preparo e os temperos que potencializam o sabor:

Que frango e peixe grelhados são ótimos aliados de quem faz dieta, todo mundo já sabe. Mas quando surge aquela vontade de dar uma variada no cardápio, você sabe a qual proteína recorrer? Não? Então, aprenda a incorporar no menu duas carnes magras, supergostosas e incomuns no prato da mulher brasileira – acredite, você vai adorar! “Lembre-se sempre de optar pelos cortes com menos gordura”, destaca Alessandra Coelho, nutricionista (SP).

Javali

100g - 160 calorias

De sabor suave, tem sua gordura concentrada em uma camada superficial, o que facilita a retirada. “Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) mostra que, quando comparada à bovina, a carne de javali possui metade das calorias e quase a metade de colesterol”, diz Alessandra Coelho. Os cortes indicados são tranche de pernil, filé-mignon, costela em tira e bisteca de carré country. Faça a peça assada, cozida ou grelhada e utilize alecrim, sálvia, louro e cominho no preparo.

Búfalo

100g - 180 calorias

Apesar de ser semelhante à carne bovina nos cortes, na aparência e no sabor, ela tem 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura, 55% menos calorias e 11% mais proteínas. “Os cortes magros são filé-mignon, baby beef e patinho, mas mesmo as peças gordurosas são mais saudáveis que a bovina”, afirma Renata Alvarenga, nutricionista (RJ). O ideal é grelhar o búfalo com tomilho, salsa, manjerona e louro. “Para deixá-lo mais suculento, acrescente sal fino light no final do processo”, indica.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 317