Você já deve ter se perguntado por que existem alguns itens que sempre estão entre os ingredientes dos sucos funcionais. Para acabar com essa dúvida, listamos os benefícios que cada um deles oferece ao corpo!

Texto Ana Paula Ferreira 

A melancia apresenta grande quantidade de água e por isso é um potente diurético natural

Foto Shutterstock

Mesmo com uma variedade enorme de opções, há alguns ingredientes que sempre marcam presença quando o assunto é suco funcional. Se você vive se perguntando por que a couve, o gengibre e tantos outros itens sempre fazem parte da lista de compras destas receitas, confira os benefícios cada um deles oferece ao corpo e à saúde, de acordo com a nutricionista e Chef de cozinha, Carina Müller!

1. Pepino: possui uma grande quantidade de água, por essa razão é um excelente alimento diurético natural. Contém também silício e enxofre, elementos que ajudam na eliminação de ácido úrico pelos rins, diminuindo a retenção de líquidos. 

2. Mirtilo: muito efetivo no tratamento de infecções urinárias, sendo um excelente diurético natural. Apresenta também um alto poder antibiótico, o qual permite que a bexiga se mantenha em excelentes condições de saúde. 

3. Uvas:  são ricas em água e potássio, portanto são também consideradas um alimento diurético natural potente. Além disso, apresentam níveis baixos de sódio, algo que permite que não ocorra retenção hídrica com sua ingestão.

4. Limão: tem ação diurética, acelerando a eliminação de excesso líquidos e toxinas através dos rins. 

5. Morango: fonte de potássio e folato (ácido fólico) , nutrientes importantes para a formação das estruturas celulares e para o equilíbrio hídrico corporal. 

6. Couve: sua composição rica em ferro, cálcio e ácido fólico proporciona excelente efeito desintoxicante e regulador do metabolismo. 

7. Maçã: contribui para um bom funcionamento intestinal devido a ser rica em fibras e tem também ação diurética, contribuindo para a prevenção da retenção hídrica e inchaços.

8. Beterraba:  é um potente anticancerígeno e antioxidante, além de proporcionar uma ação laxante.

9. Gengibre:  pode acelerar o metabolismo, auxiliando na queima de gordura corporal quando associada ao exercício físico. Ajuda em casos de azia e flatulência, assim como é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. 

10. Melancia: apresenta grande quantidade de água, é por isso é um potente diurético natural. Contém licopeno, um antioxidante e os aminoácidos presentes contribuem para o relaxamento vascular e redução da retenção hídrica.