Conheça os benefícios da canela para a saúde, e saiba qual é a quantidade ideal para consumir no dia

Texto Camila Sayuri e Helô Oliveira | Produção Janaína Resende | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Canela

Canela tem efeito termogênico

Foto: Freeimages

Inclua canela no cardápio e ganhe uma aliada contra os quilos a mais. Termogênica, essa especiaria mantém o metabolismo acelerado. “Ela também atua no controle da quantidade de glicose no sangue e, por isso, diminui a vontade de comer doces”, afirma Alessandra Luglio, nutricionista consultora da Nutrawell (SP).

Segundo estudo publicado pela Kansas State University (EUA), o condimento pode auxiliar na redução do LDL, o colesterol ruim. Na pesquisa, 700 voluntários que apresentavam altos índices de LDL foram divididos em dois grupos: Cerca de 70% de pessoas que ingeriram uma dose diária de ½ colher (sopa) de canela apresentaram redução de 10% nos níveis do colesterol ruim. Quem não consumiu a especiaria, não apresentou melhoras.

Uma boa dica é colocar um pau de canela na garrafa de água que fica na sua mesa – isso corta a vontade de atacar guloseimas. “Combinada a uma alimentação regrada, a canela ajuda a enxugar até um quilo por semana. Uma colher (chá) possui apenas 6 calorias”, ressalta Carolina Favaron, nutricionista e coordenadora científica do Meeting de Nutrição Estética (SP). A ingestão máxima indicada é de 2 e ½ colheres (chá) por dia do pó ou 1 canela em pau.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 317