Acredite, esse ingrediente pode ser uma ótima opção para o preparo de receitas e possui diversas propriedades benéficas para a saúde. Saiba tudo sobre a banha de porco!

Por Caroline Randmer | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira 



Acredite se quiser, a banha de porco é mais saudável que óleos saturados, como o de girassol e o de canola. Apesar de muita gente acreditar que ela faz mal ao coração e contribui para o ganho de peso, o ingrediente, na verdade, traz benefícios à saúde por ser livre de gorduras trans e açúcares, possuir baixo teor de sódio e ser rica em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B, C e D.

“Assim como a manteiga, o azeite e o óleo de coco, a banha de porco é rica em graxos monoinsaturados. Isso significa que ela é mais estável ao ser submetida ao calor, diferentemente dos óleos vegetais refinados, que oxidam facilmente quando aquecidos e liberam substâncias extremamente tóxicas e inflamatórias”, afirma Flávio Madruga, nutrólogo e especialista em medicina esportiva, de Suzano (SP).

Por não possuir sabor ou cheiro, pode ser utilizada em qualquer tipo de preparo sem alterar o gosto dos pratos.

Para saber mais sobre nutrição e saúde, corra para as bancas ou garanta sua Revista Corpo a Corpo através do site da Editora Escala