O chocolate empaca sua dieta? No mais! Existem alimentos que proporcionam o mesmo prazer e substituem o chocolate. Veja quais so e aposte neles quando a gula aparecer

Reportagem: Rita Albuquerque

chocolate

Invista sempre em chocolates ricos em cacau e esqueça as versões diet para emagrecer

Foto: SXC

Atenção, chocólatras: querem driblar a vontade de comer chocolate? Aposte nos alimentos ricos em magnésio. Esse mineral  aumenta a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pelo prazer e bem-estar) e provoca uma sensação semelhante ao consumo do chocolate. Nozes, avelãs, amêndoas, grãos integrais e leguminosas são alimentos ricos em magnésio, assim como o próprio chocolate.

Entretanto, eliminar o chocolate de vez pode ser um erro. Um estudo realizado pelo Centro para Saúde e Nutrição da Hershey sugere que o chocolate contém mais antioxidantes que os sucos de fruta! Portanto, combate os radicais livres e retarda o envelhecimento. Ele  também possui flavonóides, que reduzem os riscos à cardiopatias, auxiliam na diminuição do mau colesterolLDL, possuem nutrientes e, claro, aumentam a serotonina, responsável pelo prazer e bem-estar.

A dica da nutricionista Viviane Corrêa do Nascimento (SP) é apostar em chocolates com alto teor de cacau. "Prefira os chocolates ricos em cacau, que têm um efeito antioxidante no organismo (limpeza) e ainda ajudam a controlar as gorduras ruins. Temos também os chocolates de soja com gordura vegetal, que melhora a qualidade do alimento", afirma a especialista em obesidade.

Para não abrir mão das vantagens e do prazer proporcionado pelo santo chocolate, confira as dicas da nutricionista para aproveitar os benefícios do doce com moderação, priorizando sempre o controle do vício, da acne e da balança!