Conheça os alimentos que contém bioativos que combatem o envelhecimento precoce

Por Rebecca Nogueira Cesar

Alimentos que combatem o envelhecimento precoce

Alguns alimentos ajudam no combate ao envelhecimento precoce

Foto: Shutterstock

Alguns alimentos, conhecidos como Anti Aging, possuem compostos Bioativos que ajudam no combate ao envelhecimento precoce. Excelentes antioxidantes, eles ativam as células do rejuvenescimento, e devem ser aliados a uma dieta balanceada e prática de exercícios. Mudar o estilo de vida para hábitos mais saudáveis evitam o aumento do processo de envelhecimento.

Alimentos com alto índice glicêmico devem ser evitados, pois aumentam a taxa de açúcar no sangue e fazem disparar a produção de insulina. Esse hormônio, responsável por transportar o açúcar para dentro das células, quando liberado muito depressa, tem efeito inflamatório e faz o organismo estocar gordura, e esse processo estimula a produção de radicais livres. Portanto, para manter as células saudáveis e reverter o quadro, os alimentos antiinflamatórios se tornam os maiores aliados na luta contra a obesidade e ao envelhecimento.

A nutricionista Paula Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição e a fisioterapeuta Juliana Piola listam os alimentos que tem propriedades Anti Aging e antiinflamatóras:

- Peixes de água geladas

- Folhas verde escura

- Óleos bons para saúde, como óleo de semente de abóbora, óleo de castanha do Brasil, óleo de prímula, óleo de linhaça e azeite de oliva extra virgem: Eles possuem propriedades antiinflamatórias e são essenciais para a absorção dos antioxidantes antiinflamatórios, presentes nas verduras. Porção: 1 colher de sopa de azeite por dia 

- Aveia: Cereal aliado no processo antiinflamatório, a aveia é rica em fribras que ajudam a reduzir o açúcar no sangue. Porção: 2 colheres de sopa de farelo de aveia por dia. 

- Brócolis: rico em fitonutrientes, potencializa os sistemas antioxidantes de defesa do organismo. Porção: ½ xícara de chá por dia. 

- Chá verde: é um rico antioxidante, pois contém a substância cetequina; termogênico, que acelera o metabolismo; e oxidativo, pois evita a absorção de gorduras, além de diminuir o açúcar no sangue. Porção: 5 copos por dia, importante deve ser tomado um copo a cada 2 horas.  

- Frutas vermelhas: Muito ricas em antocianinas, uma substância antioxidante com poder antiinflamatório, são essenciais no processo contra o envelhecimento precoce. Porção: 1 xícara de chá por dia. 

- Yakult: Seus probióticos, com lactobacilos vivos, estimulam a produção de substâncias antiinflamatórias e facilitam a digestão e o funcionamento do intestino. Porção: 1 por dia. 

- Farinha de Semente de linhaça: rica em ômega 3 e antioxidantes, possui grande quantidade de vitamina E, que ajuda na renovação celular, adiando o envelhecimento. Outros alimentos antiinflamatórios são: gergelim, castanhas e outras oleaginosas. Porção: 2 colheres de sopa por dia. 

- Soja: rico em isoflavonas, fito-hormônios que inibem a produção de substâncias inflamatórias. Pode ser consumido o grão sozinho ou fermentado (missô), em forma de queijo, iogurte ou leite. É uma rica fonte de proteína também, que ajuda a queimar calorias, mesmo quando está parado, fazendo a manutenção da massa magra. Porção: 2 colheres de sopa do grão por dia (ou 1 copo do iogurte ou leite de soja).

 - Farinha de Banana Verde: farinha rica em inulina, é uma fibra alimentar que melhora a flora bacteriana intestinal, ou seja, os pró bióticos. Porção: uma colher se sopa por dia

- Açaí: rico em antioxidantes, possui baixo índice glicêmico, porém deve ser consumido com moderação, e sem adição de xarope, guaraná ou outros acompanhamentos. Porção: 1 vez por semana uma tigela.

 - Alho: Possui a alhicina, que auxilia no processo antioxidante. O alho também possui ação anticâncer, assim como a cebola, alho poro, salsa e cebolinha.