Beber água gelada ajuda a emagrecer! O líquido é termogênico e acelera o metabolismo. Confira as dicas e aposte na água gelada para afinar a silhueta

Reportagem: Rita Albuquerque

água_para_emagrecer

Cerca de 8 copos de água gelada eliminam 200 calorias por dia

Foto: SXC

Água gelada ajuda a emagrecer, sim! O líquido joga no time dos alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo. E a explicação é simples: para igualar a água à temperatura do corpo (cerca de 36°), o organismo precisa fazer mais esforço e assim, gasta mais energia.

“Um copo de água gelada faz o organismo gastar cerca de 10 calorias para fazer o líquido ficar com a mesma temperatura corporal”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). E os benefícios da água não param por aí. Ela hidrata o corpo, mantém o bom funcionamento de todos os órgãos, faz bem para a pele, para os cabelos e previne a celulite

Calcula-se que 8 copos de água por dia conseguem eliminar cerca de 100 calorias. Essa quantia equivale a dois litros de água, ou seja, o mínimo recomendado para hidratar o corpo em dias quentes e, principalmente, frios. É nos dias mais gelados que o corpo costuma ressentir a desidratação, já que perde menos água e a sede diminui.

Preste atenção nos sinais do seu corpo. Há vezes em que aquela sensação de fome pode ser sede. A dica é beber água sempre que sentir um vazio no estômago e antes de ingerir calorias desnecessárias. Outra dica: beber água, de preferência gelada, meia hora antes das principais refeições. Um estudo comprova que o líquido libera um hormônio relacionado à saciedade, ou seja, menos compulsão na hora de comer e até dois quilos eliminados em um mês. O fato de estar gelada pode potencializar o resultado!

Apesar dos inúmeros benefícios, a água gelada não é suficiente para atingir a meta de peso ideal. Invista em atividades físicas, uma alimentação balanceada e turbine os resultados com o consumo diário de dois litros de água ou uma quantidade perfeita para o seu corpo. Para calcular, basta multiplicar 30 ml pelo seu peso (30 mililitros x 73 quilos,  por exemplo = 2,2 litros de água por dia).