Entenda como uma alimentação correta ajuda na luta contra a balança e aposte nas dicas para perder peso ao incorporar hábitos saudáveis

Por Kelly Miyazato

Entre em forma e perca peso com hábitos saudáveis
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O sedentarismo e os maus hábitos alimentares são responsáveis pelo aumento do peso. Uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre 2008 e 2009, revelou que 90% dos brasileiros fazem uma dieta inadequada com pouca ingestão de frutas, legumes e verduras. Na maioria dos casos as pessoas exageram nas bebidas com adição de açúcar, como sucos e refrigerantes, além de ingerir o dobro da quantidade recomendada para os adultos, segundo o Ministério da Saúde. Sem contar no consumo de biscoitos, linguiças, sanduíches, salgados etc.

De acordo com André Veinert ˗ nutrólogo da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, para perder os excessos muitas pessoas acabam recorrendo a cardápios restritivos, ou até mesmo ao uso de medicamentos que prometem emagrecer, o que pode ser um risco para a saúde.

“As dietas da moda ou radicais podem até diminuir o metabolismo e reduzir o peso, mas também ela pode aumentar o estresse e o hormônio cortisol que provoca estoques de gordura e compulsão alimentar”, afirma.

Não há fórmula mágica para emagrecer, o ideal é procurar um médico para que ele avalie suas condições de saúde e elabore um plano de emagrecimento saudável. “Não tem uma dieta padrão para perder peso, o emagrecimento deve acontecer de forma lenta e gradual com uma reeducação alimentar. O paciente irá aprender a comer novamente”, destaca.

Se você quer emagrecer de forma saudável, confira as 10 dicas listadas por André Veinert

1. Alimentação equilibrada
Manter uma alimentação balanceada e variada pode auxiliar na perda de peso. Procure acrescentar em suas refeições grupos de cereais, pães, frutas, verduras, hortaliças, leite e derivados, assim como as carnes que também são importantes. Controle o consumo de doces e gorduras.

2. Mastigue bem os alimentos
Esse é um dos fatores importantes para o emagrecimento, mastigar os alimentos contribui para o processo de digestão. Por isso, reserve um tempo para comer com tranquilidade no seu dia a dia.

3. Alimente-se a cada três horas
Manter esse ritual ajuda na sensação de saciedade e também impede que você fique com fome e ataque a geladeira quando chegar em casa. “Organize os seus horários e coma de três em três horas mantém o metabolismo ativo” reforça.

4. Fontes de vitaminas
É fundamental consumir diariamente alimentos ricos em vitaminas, como frutas, minerais e fibras, que podem ser encontrados em verduras e legumes.

5. Inclua em seu cardápio quinua, banana, damasco, açaí e amaranto
Esses cereais são fontes de triptofano, que estimula a produção de serotonina ˗ neurotransmissor que diminui a compulsão alimentar.

6. Beba bastante líquido
O consumo de água, sucos e chás naturais estão liberados durante a dieta. Já os sucos industrializados devem ser evitados, pois são ricos em conservantes, aromatizantes e açúcar.

7. Confie em você!
É preciso ter determinação quando se adota um plano de emagrecimento para driblar todas as tentações, incluindo doces, sobremesas, refrigerantes, massas etc..

“Lembre-se de procurar um médico de sua confiança para que ele elabore um cardápio com os alimentos ideais para conquistar o peso desejado” recomenda.

 

*Agradecimentos ao André Veinert ˗ nutrólogo da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso.