Selecionamos o porquê você deve ficar atenta a hidratação do seu corpo durante os dias de folia. Confira!

Por Rebecca Nogueira Cesar

água

É importante de manter hidratada durante o Carnaval

Foto: Shutterstock

Essencial pra o bom funcionamento do organismo, a água também ajuda a controlar a temperatura do corpo e colabora com a beleza

5 motivos para se manter hidratada no Carnaval

1. Facilita a digestão
“A água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo), da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão”, explica Yolanda Schrank, endocrinologista do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica. Por isso, não se deve passar muito tempo sem ingerir líquidos.

Caroline Dias Pereira, nutricionista do Hospital de Clínicas de Padre Miguel (RJ), afirma que o consumo de água aliado ao consumo de fibras ajuda a evitar o intestino preguiçoso, melhorando a digestão.

2. Combate o inchaço
“Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, consequentemente, à pele e às extremidades, como cabelo e unhas”, conta Yolada. Quando há o consumo de água, o organismo não retém o sódio, responsável pelo inchaço, além de deixar cabelos e unhas mais fortes.

“A comida é também uma fonte importante de líquidos, já que muitos alimentos possuem água em sua composição. Eles ajudam a diminuir o inchaço do corpo e a regular a pressão arterial porque são diuréticos", revela Caroline. Para isso, esses alimentos devem ter, pelo menos, 70% de água na sua composição, como é o caso do alface, chuchu, pepino, nabo, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, cenoura e goiaba.

3. Melhora a performance na malhação
“O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares ficam hidratadas, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões”, revela a endocrinologista.

4. Desintoxica e previne celulite
“Grande parte das toxinas é expulsa do organismo por meio da urina e do suor. Se não houver hidratação suficiente, esse processo e sua saúde ficam comprometidos”, ressalta Schrank. Por isso, beber muita água, aliada a alimentação saudável e prática de atividades físicas desintoxica e previne o aparecimento da celulite.

5. Emagrece
“Isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade”, explica Yolanda.

*Especialistas consultadas: Yolanda Schrank, endocrinologista do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica e Caroline Dias Pereira, nutricionista do Hospital de Clínicas de Padre Miguel (RJ).