Com a chegada da Páscoa, especialista lista 4 benefícios do chocolate e orienta sobre o consumo excessivo do alimento

Por Nathália Henrique

4 benefícios do chocolate

Foto: Danilo Borges

A Páscoa está se aproximando e nessa época do ano o consumo de chocolate aumenta. Com tantas opções disponíveis ao nosso alcance, fica difícil resistir a tantas delícias por causa da dieta. Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista da Bio Ritmo Academia, explica que se consumido moderadamente, o chocolate faz bem à saúde e pode até prevenir doenças. “Existem diferentes tipos, sendo que, os que têm maior quantidade de cacau, possuem mais princípios ativos e menos gordura. Isso porque o cacau é uma fonte de flavonoides, substâncias antioxidantes que auxiliam na eliminação de radicais livres e conseguem inibir o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, colaborando para a proteção cardiovascular. Por isso, recomendamos que na ingestão do alimento, o mais indicado é optar pelos amargos”, explica. 

Mas a especialista alerta sobre o alto consumo do alimento. “O ideal é ingerir até 30 gramas por dia, equivalente a um tablete, pois qualquer ingestão em excesso pode prejudicar a saúde". Segundo ela, o maior erro está na quantidade excedente que, muitas vezes, não é controlada ou programada. “O consumo exagerado pode provocar excesso de peso, além de outros distúrbios, como aumento da glicemia, enxaqueca em decorrência da ação de substâncias vasodilatadoras e até risco de irritações na pele, estômago e mucosa intestinal”, reforça. Confira 4 benefícios do chocolate quando consumido moderadamente:

Previne o envelhecimento

O cacau tem poder antioxidante, que combate os efeitos da idade, e alguns cientistas garantem que também podem ajudar a prevenir o câncer.

Faz bem ao coração

O coração é beneficiado pela teobromina presente no chocolate, que por ser uma substância estimulante, age não apenas no sistema nervoso central, mas também sobre o sistema muscular, favorecendo assim seu funcionamento. 

Agiliza o raciocínio

O chocolate é realmente considerado um bom alimento para o cérebro. Contém teobromina e tiramina, duas substâncias que estimulam os neurônios.

Auxilia no humor

O chocolate estimula a produção de feniletilamina, substância que age liberando a serotonina no cérebro. A serotonina atua numa área relacionada às emoções - promovendo bem-estar e aliviando a tensão.