23 alimentos que aliviam o estresse e melhoram o humor Nutrição

padrao

Selecionamos alguns alimentos simples que podem ser incluídos no cardápio e aliviam as tensões e o estresse do dia a dia, melhorando – e muito – o humor

Por Rebecca Nogueira Cesar

Pesquisas revelam que pessoas estressadas comem mais e queimam menos calorias. Irritabilidade, cansaço, falta de atenção, baixo astral e desmotivação podem estar ligados à sua alimentação.

“A química de alguns alimentos pode alterar a produção de substâncias que são responsáveis por transmitir impulsos nervosos no cérebro e também pelas emoções”, explica o nutrólogo, André Veinert. Para o especialista, o que você come interfere diretamente no seu humor. “Alguns alimentos podem ajudar na produção da serotonina, hormônio do bem-estar. A partir do momento que o cérebro aumenta a sua produção há uma redução na sensação de dor, melhora a qualidade do sono e até pode ajudar no apetite”, afirma o profissional.

Os carboidratos, apesar da má fama e de serem os primeiros eliminados da dieta, são essenciais para a saúde. “O carboidrato eleva o nível de insulina e ajuda na absorção do triptofano. As dietas que tendem cortá-lo podem deixar a pessoa mais irritada e com o seu estado emocional abalado”, ressalta Andre.

Segundo a nutricionista Valéria Coelho, da clínica Thaís Guerreiro, o estresse aumenta a produção de radicais livres. Por isso, é importante incluir alimentos antioxidantes na alimentação.

*Antes de incluir qualquer alimento no seu cardápio, consulte seu nutricionista

**Especialistas consultados: Andre Veinert, nutrólogo; Valéria Coelho, nutricionista da Clínica Thaís Guerreito; Isabel Andrade, nutricionista da Venutri; Paula Castilho, nutricionista da Rede Nação Verde

Alimentos que melhoram o humor e o estresse





.
Leia Também
Comente!


Os comentários são pessoais e não refletem a opinião da Corpo a Corpo.