Anda sem energia para dar conta das tarefas do dia a dia? Então fique de olho nestes alimentos!

Texto Thais Szegö | Adaptação Ana Paula Ferreira

Confira quais alimentos podem te ajudar a ter mais energia no dia a dia

Foto Shutterstock

Se você anda sem pique para dar conta das tarefas do dia a dia, a causa pode estar relacionada com seu cardápio. Para solucionar esse problema, as nutricionistas Caroline Morena Nelli, Paula Castilho e Edvânia Soares, de São Paulo, e Helton Finocchio, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa, do Rio de Janeiro, listaram alimentos que garantem mais energia!

1. Açaí
Fruta rica em carboidrato, indispensável para a produção de energia. Além disso, é repleto de antioxidante, como as vitaminas C, E e do complexo B. Mas é preciso tomar cuidado com o tamanho das porções, já que é extremamente calórico.

2. Café
Sua fama de alimento energético é mais do que merecida! A bebida possui cafeína, que estimula a liberação de adrenalina, fazendo a pessoa ganhar disposição extra e ficar mais alerta e focada. Ele também conta com o fósforo e vitaminas do complexo B. O ideal é não passar de três a quatro xícaras pequenas por dia, ok?

3. Maca peruana
Essa planta originária da região dos Andes é muito indicada para a diminuição da fadiga. Ela ainda diminui a absorção da glicose, garantindo que esse gás extra seja liberado aos poucos e você fique animada por mais tempo. Vendida na forma de pó, pode ser adicionada a bebidas e comidas ou diluída em água.

4. Chocolate
Além de contar com a cafeína, a delícia eleva os níveis de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar, e de feniletilamina, mesma substância produzida pelo cérebro quando damos ou recebemos afeto e que aumenta a disposição. Aposte na versão amarga e não exagere na dose. O indicado são 30 gramas por dia.

5. Espinafre
Graças ao ácido fólico, auxilia no combate à depressão e regula o humor, o sono e o apetite. O vegetal também favorece o funcionamento intestinal, o que ajuda na eliminação de toxinas.

6. Grão-de-bico
Outro alimento que é rico em triptofano, levando à diminuição da ansiedade e do estresse e ao aumento da sensação de bem-estar. Como se não bastasse, tem magnésio, que potencializa ainda mais esse efeito.

7. Lentilha
Rica em proteínas, minerais e vitaminas que proporcionam mais pique e fibras que seguram a fome e controlam a velocidade de absorção do açúcar, garantindo disposição por mais tempo.

8. Aveia
Conta com carboidratos de baixo índice glicêmico e vitaminas do complexo B, garantindo energia prolongada.

9. Frutos do mar
Dois minerais presentes na comida que vêm da água salgada podem mudar o funcionamento cerebral e o estado de espírito. São eles: o zinco, que estimula a atenção, e o selênio, que combate a depressão. A deficiência desse último pode levar também a problemas como fadiga, dor muscular e fraqueza.

10. Mel
Possui potássio, que tem ação antidepressiva, e o cálcio, que ajuda a acalmar os ânimos. Além disso, estimula a produção de serotonina, proporcionando ânimo, prazer, bem-estar e combatendo a irritação, inclusive na TPM.

11. Guaraná
Tem cafeína, estimulante natural que age sobre o sistema nervoso, melhorando o ânimo e aumentando a disposição física e mental. Também possui propriedades antioxidantes.

12. Castanhas
Possuem altas concentrações de magnésio, cobre e selênio, nutrientes que ajudam a reduzir o estresse e melhoram a produção de energia. Contam também com antioxidantes, como as vitaminas E e C, fitoesterol, substância que diminuí os índices de LDL (colesterol ruim), e ômega 3, que auxilia na saúde cardiovascular.

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