Confira uma lista com 11 alimentos que ajudam a prevenir gripes e resfriados no inverno

Por Rebecca Nogueira Cesar

gripes e resfriados inverno

Alguns alimentos ajudam a prevenir gripes e

resfriados no inverno

Foto: Shutterstock

É só chegar a temporada de frio para a imunidade cair e abrir espaço para as doenças de inverno.

Algumas frutas, ricas em vitamina C, ajudam a blindar o corpo contra esses problemas. Sucos naturais também ajudam. Com os dias frios, a tendência é que as pessoas fiquem em ambientes fechados e com pouca ventilação, favorecendo a proliferação de vírus e bactérias.

Para prevenir esse problema, a nutróloga Ana Luisa Vilela, da Clinica Slim Form e a nutricionista Paula Castilho, dão algumas dicas de alimentação para aumentar a imunidade: “Temos que ter incluir a maior variedade possível de alimentos durante todo o dia, assim é possível também evitar anemias e déficits do organismo que favorecem a entrada de vírus e bactérias. Tomar bastante líquido é importante para renovação do metabolismo celular”, explica Ana.

“Alguns nutrientes, como vitaminas, minerais, ômega-3 e probióticos, são bons aliados contra gripe e resfriado. Isso porque eles atuam nas defesas do organismo e garantem o bom funcionamento das células imunológicas – por isso, devem fazer parte do seu cardápio nos dias de inverno. É preciso evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, pois prejudicam a absorção de nutrientes, e o excesso de sal, que pode provocar uma desidratação do organismo e prejudicar a produção de anticorpos”, ressalta Paula.

11 alimentos para prevenir gripes de resfriados

1 – Ricas em vitamina C, frutas cítricas, como limão, laranja e acerola aumentam a imunidade

2 – Quinoa é rica em proteínas, sendo uma importante aliada da imunidade. Também possui zinco e lisina, responsáveis por fortalecer esse sistema

3 – Invista em chás para esquentar e proteger o corpo

4 – Verduras, como brócolis e espinafre, são ricas em ferro e zinco, e devem ser acrescentadas ao cardápio

5 – Derivados de leite fortalecem o sistema imunológico

6 – O alho estimula a imunidade. Rico em vitaminas A, B e C, estimula a resposta imunológica, prevenindo gripe e resfriados, além de ser um importante expectorante

7 – Geléias combatem vírus e bactérias, e o mel ajuda na formação de anticorpos

8 – A cenoura é um ótimo alimento para ser acrescentado ao cardápio, pois atua contra as infecções. Rica em vitamina A, age na manutenção das membranas mucosas e do sistema imunológico, evitando gripes.

9 – Shitake estimula a produção das células responsáveis pela defesa do organismo

10 – Linhaça é rica em ácidos graxos e ômega-3, que fortalece o sistema imunológico

11 – Gengibre atua como antisséptico, reduzindo a inflamação e aliviando a congestão nasal