Ela é queridinha entre quem quer emagrecer, mas será que a gelatina é tão boa quanto pensamos? Descubra tudo sobre a sobremesa!

Texto Vand Vieira e Giuliana Cury | Adaptação Ana Araujo

Gelatina emagrece e faz bem para a pele?

A gelatina pode não ser tão amiga da dieta quanto você pensa...

Foto: Shutterstock

Carolina Favaron, nutricionista da Natue (SP), esclarece mitos e verdades sobre a gelatina, uma das sobremesas mais populares entre os que querem perder peso.

1. Gelatina é sempre uma boa opção para substituir aquele docinho mais calórico?

Não. As opções encontradas nas prateleiras dos supermercados são repletas de açúcar, aromatizantes e corantes, então, são carentes em vitaminas e minerais e podem até fazer você engordar.

2. Gelatina faz mal à saúde?

Vez ou outra, não. Porém, é sempre bom lembrar que o consumo excessivo de produtos industrializados está associado a doenças como obesidade e diabete.

3. Gelatina incolor pode?

Por ser livre de corantes e açúcar, é uma alternativa mais saudável e fica uma delícia quando misturada com sucos naturais.

4. Gelatina ajuda na produção de colágeno?

Na verdade, ela pouco interfere nesse sentido, já que a quantidade dessa proteína presente em uma porção de gelatina é insignificante. Quer dar uma mãozinha ao organismo? Opte por suplementos à base de colágeno hidrolisado, que pode ser encontrado em pó e, até mesmo, em balas.

5. E as versões diet e light da gelatina?

Só devem ser opção para quem realmente tem algum tipo de restrição ao açúcar. Pesquisas sugerem que o consumo de adoçantes artificiais é capaz de causar, por exemplo, processos inflamatórios no organismo. Fique esperta!

Revista Corpo a Corpo | Ed. 327

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título