Entenda o que acontece no seu corpo quando você consome açúcar refinado, o que é possível fazer para minimizar o consumo do ingrediente e os pontos positivos de maneirar nos alimentos ricos nesse vilão!

Por Caroline Randmer | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira 



O açúcar refinado é uma substância tão viciante quanto a cocaína. Por isso mesmo, controlar sua ingestão não é fácil, mas garantimos: o esforço só vai trazer benefícios ao seu organismo. “Abolir este ingrediente da dieta é algo que deve ser feito aos poucos, para evitar a síndrome da abstinência e uma possível recaída, mas é algo que todos deveriam fazer”, explica Ana Luisa Vilela, nutróloga da Clínica Slim Form, de São Paulo (SP).

Os sintomas da abstinência são compulsão, insônia, irritação, dor de cabeça. Mas, para aguentar firme e não sofrer com esses efeitos, mantenha o foco e não corte o açúcar do cardápio de maneira repentina. Transforme a redução em um processo progressivo para que os sintomas não sejam fortes.

Reduza sem sofrimento

Ana Luisa listou três dicas que podem te ajudar durante esse processo:

- Substitua os docinhos da tarde por frutas adocicadas, como manga, uva e caqui.
- Adoce o café ou o suco com adoçantes de estévia, sucralose ou aspartame.
- Prefira a versão amarga do chocolate à ao leite.

Enfim, livre!

Abaixo, a profissional listou quais são os efeitos do corpo em controlar ou até mesmo excluir o açúcar refinado do cardápio:

Adeus, diabetes

Essa doença crônica é causada pela intolerância do organismo à insulina (resultado de um consumo excessivo de açúcar), o que sobrecarrega o pâncreas e pode levar a diversos outros problemas de saúde, como doenças cardíacas e falência renal.

Mais magra

A falta do açúcar refinado favorece a quebra da gordura, principalmente na região do abdome. Quem ingere o ingrediente moderadamente emagrece mais rápido e com mais facilidade.

Fim da celulite

Limitar-se a um brigadeiro no fim de semana contribui com a suavização da celulite, já que muito açúcar no organismo favorece processos inflamatórios (aquele aspecto de casca de laranja na pele nada mais é do que um tipo de inflamação).

Sorriso lindo

Menos açúcar é sinônimo de dentes mais fortes e branquinhos, já que o abuso da substância pode desencadear cáries e outros problemas bucais.

Para saber mais sobre saúde e nutrição, corra para as bancas ou garanta sua Revista Corpo a Corpo através do site da Editora Escala