Pesquisa realizada no começo do ano aponta que reduzir o consumo de carboidrato pode ainda provocar o ganho de peso

Texto Estela Lopes | Foto: Shutterstock


Uma pesquisa brasileira realizada no dia 9 de janeiro de 2018 e divulgada no periódico cientifico Journal of Sports apontou que a famosa dieta Low Carb pode sim trazer malefícios. Entre eles estão o ganho de peso e um desempenho ruim no treino.


Segundo os cientistas, a pesquisa foi realizada com três grupos de homens entre 18 e 50 anos: os atletas saudáveis, os que poderiam desenvolver a síndrome de overtraining (redução na performance no esporte) e o grupo que não praticava exercícios com frequência, mas tinham uma boa saúde.

Ambos os grupos responderam as perguntas sobre os hábitos do dia a dia e alimentares e ainda tiveram a composição corporal e metabolismo avaliados. Com isso, os pesquisadores identificaram que o baixo consumo de carboidrato, como manda a dieta Low Carb, pode interferir na energia da pessoa durante o treino e, ao invés de queimar a massa gorda, o organismo perde os músculos.

Embora o estudo tenha sido feito com homens, os cientistas afirmam que as mulheres, se praticarem a dieta por longos períodos, podem sofrer com o mesmo efeito. Segundo a pesquisa, ideal é que todos façam um “ciclo de carboidrato”. Além, claro, de ter sempre um acompanhamento médico.