Quando pensamos em cuidados com a pele, sempre surge um ponto de interrogação. Por isso, confira as dicas ideais para deixar corpo e rosto impecáveis

Por Monique Garcia | Adaptação Kelly Miyazato

A hidratação é essencial para qualquer tipo de pele
Foto: Ella Dürst

Cuidados com o corpo e com o rosto são fundamentais para manter a beleza e a saúde em dia. Tire algumas dúvidas e vire uma expert no assunto!

Depilar com lâmina engrossa mesmo os pelos?
Não. Provavelmente, você tem essa sensação porque a lâmina corta o fio no comprimento, parte mais grossa que a ponta. Como é um método que resseca a pele, prepare-a antes com um pouco de água morna e um gel depilatório para abrir os poros e facilitar a saída dos pelos. Guarde o aparelho com lâmina em um lugar arejado, já que a umidade do Box contribui para o acúmulo de fungos, potenciais causadores de alergias.

Creme anticelulite funciona?
Ele não vai conseguir sozinho exterminar os furinhos tão indesejáveis, porém é um bom coadjuvante para os procedimentos estéticos, pois melhora a qualidade da pele, suavizando o aspecto casca de laranja. Para que o creme penetre melhor, espalhe-o em movimentos circulares, logo após o banho.

Quem tem pele oleosa precisa passar hidratante?
Sim! A película de gordura que se forma na superfície da tez ameniza a perda de água, porém não garante hidratação nas camadas mais profundas da derme. Ao escolher um produto, prefira as versões livres de óleo, com textura leve e efeito matificante para não ficar com o rosto brilhando durante o dia.

Produtos clareadores acabam com as olheiras?
“Não podemos generalizar, pois depende do tipo de cada pessoa. Existem casos em que podem ser tratados apenas com cremes e outros que necessitam aliar o uso deles aos tratamentos a laser”, explica Carla Vidal.

Para que servem os tônicos faciais?
“Para equilibrar o pH da pele, sendo indicados especialmente para as oleosas e mistas”, esclarece Daniela Lemes, dermatologista e diretora médica da Slim Clinique (RJ). Eles ainda ajudam a evitar a obstrução dos poros, impedindo a formação de cravos e espinhas.

 Revista Corpo a Corpo | Conteúdo extra ed. 303