As áreas escurecidas nas mãos e no rosto, surgem ao longo dos anos muitas vezes pela falta do protetor solar. Saiba mais!

Por Nathália Henrique

Saiba mais sobre o surgimento de áreas escurecidas na pele

Foto: Shutterstock

Sabe aquelas áreas escurecidas que aparecem nas mãos, rosto e colo por conta da própria passagem do tempo e da exposição ao sol? Elas são conhecidas como “manchas senis”, por aparecerem ao longo dos anos. É fácil reconhecê-las: elas têm o mesmo aspecto daqueles pontos escuros nas mãos de pessoas com mais idade. 

Os pontos escurecidos têm pigmentos que variam do castanho ao marrom escuro e podem cobrir áreas de até 3 centímetros cada.  Pessoas de peles claras têm mais facilidade de adquiri-las.  “A principal causa das manchas senis ou melanoses solares é o aumento de número de melanócitos – as células que dão a cor à pele. Elas surgem em até 3 tons acima da tonalidade natural da pele”, explica Ayrton De Magistris, assessor médico da MIP Brasil Farma. 

O bom e velho conhecido protetor solar é a melhor forma de prevenir o envelhecimento da pele e de retardar o aparecimento dessas áreas escurecidas. “O uso contínuo de protetor solar nas áreas mais expostas ao sol ajuda a prevenir futuros danos que dão origem às manchas”, afirma o médico.