Dermatologistas revelam principais causas para o surgimento de marcas de expressão. Confira dicas de como suavizar as rugas

Texto: Rita Trevisan e Louise Vernier | Adaptação: Nathália Henrique

Saiba como suavizar marcas de expressão

Foto: Christian Parente

O excesso de exposição solar pode acelerar o processo de envelhecimento. O estresse crônico também estimula a produção de radicais livres, diretamente envolvidos no processo de perda de vitalidade e viço da pele. “Alguns estudos recentes associam o aparecimento de rugas à fragilidade óssea e à osteoporose, mas ainda não sabemos explicar os mecanismos que estão envolvidos nessa relação”, comenta Graziela Anguita, dermatologista da clínica Monica Maluf (SP). Hoje em dia, é possível detectar a profundidade de cada marca de expressão, dado que ajuda muito no momento de adotar o tratamento mais adequado. “Usamos equipamentos 3D para isso”, esclarece Juliana Neiva, dermatologista (RJ).

Como tratar

Cremes à base de ácidos retinoico, glicólico, alfa-hidroxiácidos e esfoliação cutânea por meio de peeling costumam ser eficientes para tratar o sintoma. Também são usados alguns tipos específicos de lasers com essa finalidade, como o resurfacing. “Evitar exposição solar sem proteção, limpar e hidratar a pele todos os dias com produtos específicos, beber muita água, controlar o estresse e garantir um sono reparador também é essencial”, completa Juliana Neiva.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 308