Essas substâncias agem exatamente nos pontos que entregam a pele envelhecida, como manchas, flacidez e rugas. Saiba quais são e onde encontrá-las

Texto Lela Malzone | Adaptação Ana Paula de Araujo

Combata rugas, manchas e o envelhecimento da pele

Essas substâncias aliviam o aspecto envelhecido da pele

Foto: Christian Parente

O caviar, ácido retinoico, ácido glicólico, vitamina C e retinol conseguem atuar exatamente nos pontos que indicam o envelhecimento da pele. “O ácido retinoico, assim como o retinol, um derivado seu, aumenta a velocidade de proliferação celular da camada basal, atenuando as rugas finas. Já o ácido glicólico ajuda a melhorar a aparência e a textura da pele, uma vez que reage na camada superior da epiderme, removendo as células mortas”, explica Karla Assed, dermatologista (RJ). O caviar favorece a revitalização da pele e a vitamina C é necessária para a produção de colágeno, além de ser um poderoso antioxidante.

Como o envelhecimento facial apresenta mais de um problema, como manchas, ­flacidez e perda de viço, o ideal é que essas substâncias sejam usadas em conjunto para um melhor resultado global.

Concentração: para que exista uma ação efetiva desses princípios ativos é necessário que eles se encontrem em uma concentração de até 10%, no caso do ácido glicólico, vitamina C e caviar; de cerca de 2% para o retinol; e de no máximo 0,01% para o ácido retinoico.

Resultados: é claro que não existe uma regra para determinar em quanto tempo esses ativos irão surtir efeitos na pele, mas se o creme for usado corretamente (tanto na dosagem como na periodicidade), já é possível notar uma melhora em 15 dias.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 285