Além de estragar a maquiagem, os poros abertos podem até causar rugas. Conheça os tratamentos contra o problema para fazer em casa e na clínica dermatológica

Texto Karina Hollo | Adaptação Ana Araujo

Poros dilatados

Tratamentos em casa e no dermatologista dão conta dos poros abertos

Foto: Shutterstock

Deu furo! Não, não estamos falando de celulite. Tem outro furo que anda atrapalhando nossa vida: os poros abertos. Eles estragam a maquiagem e, com o tempo, causam flacidez e até rugas! “A principal causa de poros dilatados é o excesso de oleosidade. Seu tamanho depende da área afetada e da concentração de gordura na pele, mas eles surgem principalmente no nariz e na área central da face”, diz Bárbara Machado, cirurgiã plástica chefe da equipe médica da Clinica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro.

>> Saiba como disfarçar os poros do rosto

O primeiro passo na luta contra os poros abertos é manter o ritual de limpeza em dia, em casa e na clínica dermatológica. Recentemente, foi descoberto que algumas sessões com aplicações superficiais de toxina botulínica ajudam a fechá-los. “Peelings como o químico ou de cristal, e tratamentos a laser como Fraxel (laser de Erbium fracionado), Voluderm (radiofrequência com microagulhamento), CO2 fracionado e luz intensa pulsada também ajudam a diminuir o tamanho dos poros”, fala Bárbara.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 330

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título