Algumas atitudes que você julga certas podem detonar a pele. Veja os erros mais comuns que as mulheres cometem no dia a dia e aprenda a passar longe daquilo que pode prejudicar sua cutis

Reportagem: Kátia Neves
Realização: Tomaz Souza Pinto

Cuidados com o rosto

Algumas atitutes podem acabar com a pele do seu rosto.
Fique atenta!
Foto: Danilo Borges

Algumas atitudes erradas podem prejudicar a saúde e a textura da sua pele. Fique de olho no que pode detonar a pele, mesmo sem você saber. 


Depilar o buço e, em seguida, passar esfoliante

"A depilação é uma agressão na pele, porque retira a camada córnea, deixando a epiderme exposta. Fazer a esfoliação por cima é agredir mais ainda uma tez que já está sensível”, orienta Gabriela Casabona, dermatologista (SP).

Usar creme facial na área dos olhos

A pele das pálpebras é diferente do restante do rosto, sendo mais fina e delicada e com maior tendência ao ressecamento.

O correto: "Usar produtos que contenham ativos próprios para serem aplicados na região dos olhos, que sejam hidratantes e tensores", explica Fernanda Casagrande, dermatologista (RS). Os cosméticos para essa região são oftalmologicamente testados e possuem concentrações de ativos mais baixos do que os faciais.

Aplicar o creme noturno durante o dia para ter resultados mais rápidos

Esta é uma atitude totalmente errada, pois cremes para usar à noite possuem formulação mais forte, muitas vezes com ácidos que são fotossensibilizantes e podem provocar irritação e manchas.

Aplicar toxina botulínica e ir dormir logo

Pecado mortal: "A função da substância é bloquear os estímulos nervosos dos músculos. Se a pessoa dormir depois da aplicação, a toxina pode migrar para músculos não desejados, gerando uma deformação da face", conta Fernando Passos de Freitas, dermatologista (SP).

Passar o protetor solar e, imediatamente, a base por cima

Está errado porque: "O correto é esperar, no mínimo, 10 minutos até a pele absorver completamente o protetor. Aí, sim, passar a base por cima", recomenda Fernanda Casagrande.

Alternativa: usar protetores com cor, que além de bloquear os raios UV deixam a pele com ar de saúde.

Ir para a cama maquiada diariamente

Isso faz você envelhecer mais depressa, pois a maquiagem obstrui os poros, evitando o processo de reparação.

Faça a coisa certa: antes de dormir, limpe o rosto com um demaquilante aquoso. Na área dos olhos, use uma versão bifásica.

Dica: chegou cansada? Então, apele para os lencinhos. Eles vêm com ingredientes que amolecem a maquiagem e facilitam sua remoção.

Lavar o rosto no chuveiro com água quente

É prejudicial? Sim! Isso deixa a pele ressecada, descamando e dilata os poros. O ideal é lavar sempre com água fria. É também indicado o uso do Skin Cooler, um rolinho de alumínio gelado que promove um lifting instantâneo na pele. "Para aquelas que não têm esse produto em casa, uma alternativa é colocar água termal na geladeira e espirrar no rosto pela manhã", ensina.