A influencer Jade Seba revelou durante entrevista como mantem sua saúde bucal em dia. Confira!

Texto: Redação | Foto: Divulgação 

Que a gravidez é um momento extremamente delicado e especial, ninguém tem dúvidas, não é mesmo? Mas, o que poucas mamães sabem é que, além de cuidar do corpo e da mente, os cuidados odontológicos também são de extrema importância.

Há quem diga que os dentes ficam mais sensíveis no período de gestação, mas a dentista Daniela Fernandes, da Clínica Reference, afirma que isso não passa de um mito. “Muitas gestantes acham que seus dentes ficam mais frágeis durante a gestação, facilitando o aparecimento de caries, por perderem cálcio durante o desenvolvimento do bebê. Porém, o cálcio dos dentes está em forma de cristais, logo não está biodisponível na circulação sistêmica. Todos os nutrientes para o desenvolvimento do bebê são obtidos na dieta. O que pode contribuir para um aumento na incidência de caries na gravidez é a mudança de hábitos alimentares, aumento da frequência alimentar (pois as gravidas se alimentam mais vezes ao dia), e os vômitos e enjoos, que levam ao aparecimento de erosões dentarias e descalcificações”, explica.

Ela ainda alerta que o problema mais comum entre as grávidas é a “gengivite gravídica”, caracterizada pela inflamação e sangramento gengival. O problema deve ser tratado o quanto antes, evitando sua evolução para a forma mais grave (periodontite). Estudos associam esse problema à maior incidência de partos prematuros e bebês com baixo peso ao nascimento. A prevenção e o tratamento da periodontite deve ser considerada como parte dos cuidados pré-natais.

A influencer e mamãe do ano Jade Seba afirma que, apesar da correria diária, não deixa de lado sua saúde bucal. Ela conta que o único problema que teve foi um pequeno sangramento na gengiva logo no início da gestação, mas que logo foi controlado. “Me preocupo com minha saúde e beleza como um todo, e gosto muito do meu sorriso! Quando engravidei, estava acabando meu tratamento com aparelhos invisíveis, e continuei sendo acompanhada durante a gestação com limpezas periódicas”, afirmou durante entrevista. Ela ainda deu a dica para suas seguidores: “Escovo os dentes e uso o fio dental diariamente. Além disso, é super importante o acompanhamento odontológico durante todo o período”.

Para as mamães ficarem cientes, a dentista Daniela Fernandes alerta que o ideal é fazer o acompanhamento durante toda a gestação, visto que a resposta gengival à placa bacteriana é acentuada, devido às alterações hormonais. Sendo assim, os sangramentos gengivais podem ocorrer em qualquer período.

Quanto aos cuidados diários, estão a escovação adequada após todas as refeições e o uso do fio dental. Bochechos só devem ser utilizados com indicação do dentista.