Os ácidos tiram manchas, combatem rugas, acne e outros problemas de pele, mas precisam de cuidados durante e depois de seu uso. Saiba quais são a seguir

Texto Karina Hollo | Adaptação Ana Araujo

Cuidados para usar ácido no rosto

Ao usar ácidos, é fundamental apostar no protetor solar

Foto: Shutterstock

Regra básica da mulher bonita – e que pensa no futuro: de manhã, sempre, independentemente do uso dos ácidos, é importante usar hidratante com proteção solar. “O FPS mínimo deve ser 30. Para peles mais claras, o valor sobe para 50. E dê preferência a filtros com antioxidantes, como vitamina C e E, e cor, para barrar a luz visível”, aconselha a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas. No entanto, quem usa ácidos precisa mesmo ter cuidados extras, dependendo do tipo prescrito pelo seu dermatologista. “O ácido retinoico, por exemplo, causa fotossensibilidade. Então, quem usa não pode pegar sol mesmo”, diz o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo. Ele deve ser aplicado à noite e, de manhã, você vai precisar aplicar FPS 30, 50 ou 60 (dependendo do seu fotótipo) a cada duas horas. Ele não deve ser associado ao ácido glicólico ou ao ácido mandélico.

O sol também é perigoso para quem está usando ácido salicílico. “Como ele afina a pele, torna-a mais suscetível aos danos causados pela radiação ultravioleta. Por isso, recomenda-se usar FPS 30, no mínimo, e evitar exposição solar”, diz Claudia.

Outro que deixa a pele mais sensível é o ácido glicólico. “Após seu uso, o ideal é não expor a pele ao sol sem a proteção adequada, ou isso pode causar forte irritação com descamação, vermelhidão e até mesmo o surgimento de manchas.” Ele é contraindicado para gestantes e para quem tem infecções ativas na pele, como herpes simples, ou rosácea. “Além disso, o ideal é que não seja utilizado por pessoas que necessariamente se expõem ao sol, seja por praticarem esportes, viajarem ou por trabalharem ao ar livre. Pele negra precisa tomar cuidado: pode ocorrer efeito rebote de hiperpigmentação e manchas!”

Como o ácido kójico é menos irritante, mais suave e não causa fotossensibilização, dá para usar mesmo durante o dia. Ainda assim, é sempre importante utilizar FPS 30, ok?

Revista Corpo a Corpo | Ed. 327

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título