Ela não serve apenas para refrescar a pele, não! Confira quais benefícios a água termal oferece à beleza do rosto e do corpo

Texto Marcela Zanetti e Helô Oliveira | Adaptação Ana Paula Ferreira

Saiba em quais ocasiões a água termal pode ser uma ótima aliada!

Foto Shutterstock

Tem gente que acha água termal um produto supérfluo, mas pelo contrário: ela oferece muitos benefícios além de refrescar a pele e pode ser usada tanto no rosto quanto no corpo. “A presença de oligoelementos (metais essenciais para o funcionamento das células) na fórmula é importante para ativar os sistemas de defesa contra os radicais livres produzidos pela radiação, transpiração e exposição a poluentes no dia a dia”, explica a dermatologista Claudia Marçal, de São Paulo. Veja quando vale a pena usar esse verdadeiro salva-vidas de beleza!

No pós-treino
“Algumas borrifadas vão ajudar a recuperar os sais minerais perdidos com a transpiração e repor a hidratação. Principalmente se o treino foi ao ar livre, já que as horas no sol e no vento tendem a deixar a pele mais ressecada”, fala a dermatologista. A água também refresca e ameniza o desconforto de rosto grudando de suor, pelo menos até a hora do banho. Uma ideia é jogá-la na face e não enxugar, para o produto ser absorvido naturalmente. 

Após a depilação
Depois do procedimento com cera, a barreira protetora da pele fica irritada e avermelhada. “A água termal acalma, reequilibra o pH cutâneo e ajuda a refazer a camada de proteção”, diz Claudia. Isso ocorre por causa do cobre e do zinco, minerais que auxiliam na cicatrização e, consequentemente, diminuem a vermelhidão. Com os poros abertos e a pele sensibilizada pelo calor e pela pressão de puxar a cera, é melhor usar água termal do que hidratante, pelo menos nas primeiras 24 horas. 

Na cicatrização 
Os elementos da composição são importantes para a reposição de sais minerais e têm ação anti-inflamatória e reparadora da barreira cutânea. Por isso, é recomendável utilizar água termal após peelings e procedimentos dermatológicos que envolvem lasers, além de auxiliares no tratamento da pele em processo de cicatrização de ferimentos comuns, como cortes e arranhões.

Contra olheiras
Para amenizar o aspecto arroxeado sob os olhos, o mais indicado é guardar a embalagem de água termal na geladeira e aplicar na forma de compressa local por alguns minutos. A temperatura fria faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, diminuindo o aspecto escurecido. 

No cabelo também pode
Quem entra na piscina ou no mar com frequência deve se beneficiar do uso do produto para ajudar na remoção de cloro e sal dos fios e até da pele. “A absorção no couro cabeludo é menor do que na face; por isso, o uso frequente pode minimizar os danos causados pelo depósito de resíduos no cabelo”, finaliza Claudia.

Quer conferir mais sobre cuidados com a beleza? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!