Cirurgião plástico Bernardo Ramalho explica o preenchimento com ácido hialurônico em pontos estratégicos do rosto

Texto: Redação | Foto: Divulgação | Cirurgião Bernardo Ramalho

Uma das grandes novidades em procedimento estético facial é o MD Codes, criada pelo cirurgião plástico Maurício de Maio. Além de rejuvenescer, o método deixa o rosto mais fino, com as maçãs (região malar) em evidência e aumenta o queixo/ mento (efeito top model look). O resultado é alcançado por meio de preenchimento através de injeções com ácido hialurônico em pontos específicos da face. 

O cirurgião plástico Bernardo Ramalho, expert na técnica diz que antigamente, em relação a preenchimento facial com ácido hialurônico, as pessoas só aplicavam nas olheiras, no sulco nasogeniano (“ bigode chinês”) ou então nos lábios. Já o MD Codes- que é uma técnica de preenchimento facial global- visa, além do rejuvenescimento, deixar o rosto em formato triangular invertido. 

"Cientificamente falando, um rosto mais bonito e jovem, enxergamos um triângulo invertido; e é justamente isso que buscamos com esse procedimento‘‘, explica o cirurgião plástico Bernardo Ramalho, expert na técnica. 

Segundo Ramalho, a aplicação demora cerca de 20 minutos e o resultado é duradouro. 

"O procedimento é feito no próprio consultório médico. O ácido hialurônico atua atraindo a água para ele. Desse modo, o resultado é imediato, porém melhora de uma a duas semanas, quando edema regride. A duração do tratamento depende da área realizada. Geralmente, na região da malar, ou top model look, de 12 a 18 meses, podendo fazer uma nova aplicação após esse período", pondera o médico, que fala que até jovens podem fazer o tratamento. 

“As pessoas indicadas para fazer o procedimento dependem da avaliação do profissional (cirurgião plástico ou dermatologista). A partir dos 16 anos tem pessoas que já precisam, porém a desorganização dos compartimentos de gordura começa a iniciar somente aos 25. Além de melhorar a parte estética, pessoas com paralisia facial também podem se beneficiar deste tratamento, pois ele consegue promover a simetrização da face. O dr Bernardo Ramalho, lembra também que o bonito é o resultado mais natural possível, menos é mais.” 

O MD Codes raramente ocasiona hematomas. De acordo com o especialista, não é necessário repouso após a aplicação. 

"A vantagem desse tratamento em relação a uma cirurgia é que o procedimento é minimamente invasivo, assim não há necessidade de repouso e paciente pode ir trabalhar no mesmo dia.  Após 12-24 horas, já pode até realizar atividades físicas ". 

Ramalho diz que este procedimento não é o único método de lifiting facial sem cirurgia. 

Uma outra técnica é 3DDLifting. Ainda pouco conhecida por muitos médicos, ela promete fazer o lifting facial apenas usando preenchimento com ácido hialurônico. O ideal seria complementar uma técnica com a outra, assim o resultado ficaria o melhor possível. O top model look é apenas uma das áreas que pode fazer o preenchimento, que seria na região malar, que é a maça do rosto. Então este nome é porque as modelos e top models, têm as maças do rosto mais projetadas e proeminentes. E o queixo também, formando um triângulo invertido, que dá um aspecto juvenil e mais belo.

Por isso que as vezes vemos algumas pessoas na rua que parecem ser jovens e na verdade não são. Já que não podemos voltar no tempo, apelamos para os segredinhos dos consultórios.