Detonar o melasma e até botox contra acne: esses novos tratamentos apresentados pela Academia Americana de Dermatologia prometem isso e muito mais. Confira!

Texto Karina Hollo | Adaptação Ana Araujo

Novos tratamentos contra melasma, acne e rugas

Esses novos tratamentos contra melasma, acne e rugas são cheios de tecnologia!

Foto: Shutterstock

Superácido contra melasma, botox contra acne, laser que apaga as rugas em picossegundos. As novidades do último encontro anual da Academia Americana de Dermatologia, que aconteceu em Washington, nos Estados Unidos, parecem roteiro de ficção científica – mas são de verdade, e vão deixar você em uma versão ainda mais linda!

1. Adeus, melasma

O ácido tranexâmico (também em versão oral) é o que existe de mais avançado para o clareamento do melasma e de manchas causadas por acne e exposição ao sol. “Ele consegue evitar as inflamações desencadeadas pelas agressões externas”, diz o dermatologista João Carlos Pereira, de São José do Rio Preto. A glutationa, poderoso antioxidante, também foi muito falada no congresso. “Cada vez mais o melasma é explicado como uma reação inflamatória causada pelo desequilíbrio do melanócito, e as substâncias que, de alguma forma, cortam essas inflamações podem proteger a pele e clareá-la”, explica o médico.

2. Superlaser contra rugas

A novidade para apagar rugas é o PicoWay Nd: YAG, um laser que trabalha em picossegundos e age como um minilifting. “Pode ser aplicado desde o colo, passando pelo pescoço e pela face. Como essas regiões têm mais colágeno, ocorre um estímulo importante na sua produção, o que acaba alisando a área como um todo”, fala João Carlos. Está liberado para qualquer tipo de pele, inclusive morenas e negras, e pode ser feito também no verão. “É indicado ainda para remoção de tatuagens com diversas cores. Com o seu pulso ultracurto, é um laser mais confortável e de rápida realização.” Em outras palavras, sessões mais curtas e menos dolorosas.

3. Acne controlada com botox

Outra boa notícia é o potencial da toxina botulínica no tratamento de acne. “Está em fase de pesquisa o uso tópico dessa toxina – em gel e em loção”, adianta a dermatologista Juliana Jordão, de Curitiba. É que um dos efeitos estudados é a redução de oleosidade no local da aplicação, o que controla sensivelmente o aparecimento da acne.

4. Laser que previne o envelhecimento da pele

Um estudo mostrou que a aplicação de luz intensa pulsada na face para rejuvenescimento altera a expressão de genes no local e estimula a expressão de genes semelhantes aos vistos em pessoas mais jovens, provando seu efeito na prevenção do envelhecimento cutâneo. “A indicação é de pelo menos uma sessão anual, para prevenção”, conta Juliana.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 329

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título