Conversamos com uma dermatologista que explicou tendência adotada lá fora para cuidado com a pele. Confira!

Texto Redação | Foto Divulgação

 Tendência entre as mulheres no Japão, Coreia e Estados Unidos pode trazer ainda mais saúde e beleza para a pele: higienizá-la com água com gás no lugar da água de torneira. O hábito, que pode parecer estranho à primeira vista, pode trazer grandes benefícios ao tecido, de acordo a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (AAD). “O dióxido de carbono (CO2) presente na água com gás ajuda a remover melhor as impurezas e o excesso de oleosidade presentes em sua pele, além de auxiliar na desobstrução dos poros, o que vai resultar em uma pele mais limpa e com menos chances de sofrer cravos e espinhas”, explica.

Segundo a especialista, além de limpar profundamente, a água com gás ainda tem benefícios estéticos, já que estimula a circulação. “A água com gás em temperatura ambiente promove a vasodilatação, ou seja, aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, trazendo mais sangue para a pele do seu rosto. Isso aumenta a entrega de nutrientes, como o oxigênio, para o tecido e ainda melhora o funcionamento do organismo como um todo, tornando sua pele mais saudável e levemente corada”, destaca.

Por fim, limpar a pele com água gaseificada ainda deixa o tecido mais protegido, já que possui o pH igual ao da pele, que é de 5.5, assim não interferindo no manto hidro lipídico, uma espécie de barreira protetora do tecido. “O pH da água convencional é 7, o que pode levar a uma alteração do manto hidro lipídico e causar irritações e ressecamento em sua pele, provocando pequenas rachaduras que facilitam a entrada de bactérias e, consequentemente, a formação de acne”, alerta a dermatologista.

E para adotar a nova tendência é fácil. Basta molhar seu rosto com a água gaseificada, aplicar um sabonete líquido específico para seu tipo de pele e, em seguida, enxaguar com água gaseificada novamente. Então é só finalizar secando seu rosto com uma toalha antes de hidratar a pele. “Porém, o recomendado é que você não utilize água com gás para lavar o rosto todos os dias, pois sua pele pode demorar para se acostumar, principalmente se você tiver a pele sensível. O ideal é misturar partes iguais de água com gás e água convencional e então usar a mistura para higienizar a face”, finaliza Valéria.