A profissional também tirou alguma dúvidas sobre o consumo da bebida. Confira!

Texto: Redação | Foto: Divulgação 

O vinho se transformou em um super aliado do brasileiro durante a quarentena e a sommelier Clara Phileto compartilhou algumas informações extras sobre os  principais benefícios da bebida para o corpo e a mente humana. Além disso, a influenciadora digital também esclareceu algumas dúvidas bastante comuns sobre como e em que quantidade deve ser consumido.

Quais são os benefícios do consumo regular de vinho para o corpo? 
"Consumir de 1 a 2 taças de vinho regularmente faz bem para a saúde. O que não podemos é exagerar e não devemos beber rigorosamente todos os dias. Para a nossa saúde, é importante também passarmos alguns dias sem o consumo de álcool. De acordo com estudos, os benefícios do vinho são inúmeros, mas entre eles posso citar: Contém propriedades antioxidantes, combate os radicais livres e previne o câncer; Aumenta os níveis de HDL (colesterol bom) no nosso organismo; Diminui os riscos de problemas cardíacos; Também pode ajudar a prevenir doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer"
   
Beber uma taça antes de dormir faz bem pra saúde?
"Algumas uvas (como a Nebbiolo, por exemplo) são ricas em melatonina, um hormônio que regula o sono. Além de a melatonina regular o sono, ela é um poderoso antioxidante e rejuvenescedor, porém, se irá fazer bem beber o vinho antes de dormir ou não, isso dependerá da condição de cada um, pois existem estudos que falam de maneira positiva e estudos que falam de maneira negativa. Somente um médico poderá avaliar a condição de cada um e dizer se de fato irá trazer benefícios."

Vinho tinto ou vinho branco, qual é mais saudável? 
"A casca e sementes das castas de uvas dos vinhos tintos contém ainda mais propriedades. Além disso, nas uvas tintas o resveratrol (antioxidante responsável por proteger o coração, ajudar na prevenção do câncer e evitar inflamações) é encontrado em maior quantidade. Basicamente posso dizer que o vinho branco oferece os mesmos benefícios do vinho tinto, mas em menor quantidade."

E quais são os benefícios para mente?
"Estudos indicam que beber vinho moderadamente pode ajudar a diminuir a inflamação e ajudar o cérebro a eliminar as toxinas, inclusive as associadas ao Alzheimer, prevenindo demência e doenças degenerativas do cérebro. Porém, vale ressaltar que o próprio álcool é uma neurotoxina, o que significa que, em grandes quantidades, pode envenenar o cérebro e afetar diretamente o fígado."