Confira as dicas do angiologista Thiago Rocha, do Rio de Janeiro.

Texto: Redação | Foto: Divulgação



O fim de ano costuma ser uma época agitada e repleta de confraternizações e eventos. Quem sofre com as dores e inchaço nas pernas pode sentir um desconforto neste período. Que tal sete dicas para conseguir aproveitar as festas até o fim sem sofrimento? 

Varizes e veias finas acumulam sangue, que deveria retornar ao coração. Assim, elas inflamam e doem, o que gera inchaço nas pernas. Além disso, o salto alto diminui o movimento das panturrilhas, concentrando ainda mais o sangue inflamado e causando as fortes dores”, alerta o angiologista Thiago Rocha, do Rio de Janeiro. 

O expert dá o caminho das pedras. Anote:

  1. Hidrate-se sempre! Não deixe para se hidratar apenas nos eventos. Beba bastante água antes, durante e depois, para hidratar estas veias “inflamadas”. A quantidade recomendável é de dois litros por dia.
  2. Massageie os pés e pernas. Além de ser agradável, o estímulo melhora a inflamação e o retorno sanguíneo.
  3. Leve uma sandália rasteira ou havaianas. É a dica para levar na bolsa, caso o salto fique insustentável no decorrer da noite e faz toda a diferença!
  4. Alongue e movimente a panturrilha! Conhecida como o coração da perna, ela bombeia o sangue para retornar ao resto do corpo.
  5. Eleve as pernas para o alto antes dos eventos. Cerca de cinco minutos já ajudam na inflamação das veias.
  6. Opte por um saltinho. No dia a dia, dê preferência aos saltos médios e pequenos. “Eles permitem uma melhor movimentação das pernas e panturrilha, melhorando a circulação e retorno do sangue. Quando o salto é muito alto, a batata da perna não se movimenta muito e dificulta o retorno do sangue”,  alerta Thiago.
  7. Controle a ingestão de álcool. “O consumo exagerado de álcool pode causar um desequilíbrio eletrolítico, que piora os casos de inflamação e dor”, pontua o angiologista.