Você costuma sentir dificuldade para respirar no inverno? O tempo seco, típico da estação, dificulta a dissipação da poluição e pode causar vários problemas de saúde. Fique por dentro!

Por Kelly Miyazato

A poluição pode causar doenças e
o ressecamento da pele 
durante o inverno
Foto: Shuterstock

O inverno, além de ser a estação mais fria do ano, é também a mais seca, principalmente em regiões serranas. Devido à falta de chuvas, a poluição do ar, comum nas grandes cidades, demora mais tempo para se dissipar e as pessoas ficam mais suscetíveis às situações de risco para a saúde.

De acordo com Alberto Chebabo, infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica, a poluição pode, por exemplo, prejudicar as mucosas oculares e causar irritação nos olhos. “Dependendo dos gases poluentes aos quais os olhos são expostos, podem lacrimejar ou ficar vermelhos”, explica. O especialista também alerta para as irritações nas mucosas respiratórias, que causam o aumento da secreção pulmonar e contribuem para o surgimento de doenças como bronquite e asma.

“A poluição também pode causar o ressecamento da pele, assim como rachaduras e eczemas (inflamação, aguda ou crônica, na pele que gera sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão)”, afirma.

Segundo o médico, os gases resultantes da queima de combustíveis fósseis, usados principalmente pelos carros são os mais perigosos. “Os mais comuns são o monóxido de carbono e os aldeídos”, finaliza.

 

*Agradecimentos ao Alberto Chebabo, infectologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica.