Muitas mulheres sofrem com inchaços e varizes durante o período da gravidez. Para amenizar estes problemas, confira as dicas dadas por uma profissional!

Texto Ana Paula Ferreira 

É comum gestantes ficarem com as pernas inchadas durante

a gravidez / Foto Shutterstock

Apesar da genética ser um fator bem forte, existem dois outros motivos pelos quais o inchaço e as varizes costumam surgir em gestantes. "Um dos fatores é hormonal: a progesterona aumenta a dilatação de todas as veias do organismo", explica a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, médica do corpo clínico do Hospital Albert Einstein. "Além disso, o crescimento do feto eleva a pressão nas veias das pernas e, para completar, as estações mais quentes do ano provocam alteração na circulação, já que os vasos sanguíneos passam por uma vasodilatação para favorecer a transpiração e equilibrar a temperatura do organismo estável", completa. 

Para minimizar os incômodos do inchaço e as varizes, as futuras mamães podem seguir  estas dicas listadas pela profissional: 

- Cuidado com o excesso de ganho de peso.

- Faça alongamentos para melhorar as câimbras à noite.

- Beba bastante líquido, mantenha-se hidratada.

- Use meias elásticas (seu vascular pode indicar um modelo adequado).

- Após 14 semanas existem medicações que podem melhorar os sintomas de dor, cansaço e edema.

- Tente dormir de lado, de preferência o esquerdo (isso tira o peso do útero de cima da Veia Cava, liberando a circulação das pernas e melhorando o fluxo de sangue para a placenta).

- Pratique atividade física regular, se não houver contraindicação pelo seu médico obstetra.

- Drenagem linfática manual ajuda na retenção de líquido, melhorando o inchaço além de relaxar a futura mamãe.