Faça dele seu companheiro diário para equilibrar a flora intestinal, reforçar as defesas do corpo e eliminar até 2 quilos em apenas um mês

Texto Rita Santander | Foto: Shutterstock | Adaptação web: Estela Lopes

É curioso pensar que devemos beber algo vivo para nos fazer bem; mas, acredite, isso é verdade. Os lactobacilos presentes no iogurte são organismos vivos, que, quando ingeridos,exercem efeito benéfico no balanço da flora bacteriana intestinal. Além disso, há outras vantagens em cedermos nosso corpo para que esses micro-organismos fiquem hospedados.

De acordo com Marcela Rossini Montenegro, nutricionista da Estima Nutrição, de São Paulo (SP), alguns tipos de probióticos são capazes de inibir a proliferação de patógenos — bactérias que causam doenças — por meio da produção de ácidos orgânicos e diminuição do pH dentro do intestino.

“Desse modo, aumentam a atividade das células de defesa, o que melhora a imunidade”, reforça a especialista.

AJUDA EXTRA
Os probióticos regularizam a flora intestinal, deixando as bactérias do nosso intestino em equilíbrio, favorecendo a digestão e o fornecimento de vitaminas do complexo B e de ácidos graxos de cadeia curta. O consumo diário de uma dose de probiótico contribui ainda com a redução do colesterol e aumenta a absorção de vitamina D, essencial para o bom funcionamento da tireoide — glândula responsável pelo metabolismo corporal.

Além do bom funcionamento do organismo, que começa com o equilíbrio intestinal, os resultados podem ser vistos na balança também. “O emagrecimento dá as caras uma vez que o consumo de iogurte reduz a inflamação causada pelo excesso de gordura”, afirma Bianca Vieira de Souza, nutricionista da Estima Nutrição, de São Paulo (SP).

O consumo regular de probióticos rende a eliminação de 0,5 kg por semana, totalizando 2 kg em um mês. “Essa perda de peso é considerada saudável, sem causar estresse ao corpo”, aponta Bianca Souza.

Quer saber mais sobre como cuidar melhor da sua saúde e corpo? Assine nossa revista e a receba mensalmente.