Consultamos uma profissional para nos explicar qual a função da massoterapia para a saúde e estética. Confira!

Texto Ana Paula Ferreira

A massoterapia poder ser feita para fins estéticos ou para

relaxamento / Foto Shutterstock

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em massoterapia. Mas afinal, o que é este tratamento e quais benefícios ele oferece à saúde e ao corpo? 

A massoterapia é um conjunto de procedimentos de massagens que tem como objetivo proporcionar bem estar, saúde e qualidade de vida através das manobras terapêuticas. “Ela reúne várias técnicas que utilizamos tanto para estética quanto para relaxamento. Temos massagem modeladora, turbinada, relaxante, pedras quentes... Então, depende muito do objetivo da pessoa”, explica Natasha Gerzoschkowitz Costa, fisioterapeuta e gerente do The Spa, de São Paulo. 

Na parte estética, são usados procedimentos específicos que auxiliam na estimulação da circulação linfática e sanguínea, aumento do metabolismo local, mobilização de fibras muscular e eliminação de resíduos que o organismo não utiliza mais – tudo isso para ajudar a combater a celulite e gordura localizada.

Essas manobras conseguem melhorar o contorno corporal, ativam as respostas neuromusculares (dando a impressão de um corpo mais rígido, logo após o procedimento) e ajudam a mobilizar o tecido conjuntivo que está enrijecido, que aumenta o aspecto da celulite. “Este tecido perde a sua elasticidade principalmente por conta de alterações hormonais, fazendo com que as células adipócitas que estão ao seu redor se comprimam, dando o aspecto de ondulação na pele”, esclarece Natasha. 

Mas vale ressaltar: o procedimento tem contraindicação para trombose, alteração circulatória grave, alteração de pele (como alergia a creme ou óleo de massagem) e câncer. Neste último, os procedimentos só são feitos após três anos do término do tratamento ou antes apenas com prescrição médica.