Se você usa lentes de contato, já deve ter notado que o calor e o vento do verão acabam elevando o risco de ressecamento e desconforto nos olhos. Para evitar estes problemas, veja os principais cuidados nesta época do ano

Por Karine César | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Se você usa lentes de contato, é preciso ter cuidado bastante na hora de se exercitar na praia ou mergulhar. Isso porque o calor e o vento do verão aumentam a presença de partículas em suspensão no ar, o que eleva o risco de ressecamento e desconforto.

“Se entrar suor, protetor solar ou areia em contato com a lente, use colírios lubrificantes ou lágrimas artificiais. Também é indicado retirá-las — depois de lavar as mãos — e higienizá-las com solução apropriada”, ensina Renata Rabelo, oftalmologista da rede de hospitais São Camilo, de São Paulo (SP).

O uso de óculos de sol também é importante para proteger os olhos não só dos raios ultravioleta, como da areia. Nadar no mar ou na piscina é permitido com o uso de óculos específicos para natação, com vedação completa.

Jamais abra os olhos se não tiver com os óculos, pois o risco de contaminação por meio da água é alto. “Existem no mercado lentes descartáveis de uso diário. Nessas ocasiões, é melhor optar por elas.”

Para saber mais sobre saúde, corra para as bancas ou garanta sua Revista Corpo a Corpo através do site da Editora Escala