Fizemos um checklist com auxílio de profissionais para que você tenha um ano ainda mais saudável

Texto Redação | Foto Shutterstock

1) Beba mais água!

Os benefícios de beber mais água são aparentemente infinitos. Mas existe uma questão em relação a este hábito que pode ser rapidamente notado: a aparência da pele. “Procure beber pelo menos dois litros de água por dia, porque a água hidrata de dentro para fora, não só os lábios, como também toda a pele do corpo”, indica a dermatologista Karla Assed.  Uma ótima maneira de monitorar a ingestão de água é deixar uma garrafinha por perto, para que você cumpra sua meta diária.

2) Hidrate regularmente a pele

Hidratar regularmente não só mantém a pele viçosa ao longo dia, mas também  ajuda a prevenir rugas prematuras e envelhecimento a longo prazo.  Além disso, hidratar ajuda a construir uma barreira protetora. Não esqueça também de regiões como pescoço e mãos. Alguns itens são indispensáveis na sua nécessaire, de acordo com a Karla: a) água termal – para usar após exposição solar, com propriedades calmantes e anti-inflamatórias; b) hidratante – para pele seca, a especialista ainda indica uréia 10%- pó facial – que neutralizem  a oleosidade, deixando a pele luminosa; c) protetor labial com FPS 60.

3) Dedique um momento de pausa no dia

Recebemos muitas informações diariamente, muitos inputs, estímulos externos, junto com as cobranças cada vez maiores de trabalho, família, trânsito , amigos , relacionamentos. “Pela manhã acorde 10 minutos mais cedo, sente-se confortavelmente e respire profundamente três vezes”, ressalta a terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato. Ela ainda indica um mantra para facilitar a concentração, algo simples como uma palavra, como amor, por exemplo. “Faça isso antes do café da manhã ou antes de sair para o trabalho, 5 ou 10 minutos no máximo. Repita à noite depois do banho, antes do jantar”, sugere.

4) Cuide melhor dos fios!

Existem cuidados básicos, como hidratação de tempos em tempos, não dormir com os cabelos molhados, entre outras que garantem a beleza e saúde dos fios. Mas há casos específicos que requerem mais dedicação, como é o caso de cabelos secos ou oleosos, assim como quem usa coloração e tratamentos com química. Assim como o uso de filtro solar e óculos de sol – e ainda produtinhos que hidratam mais ou menos sua pele, - de acordo com a estação, os fios também merecem atenção especial.  Veja abaixo as dicas da dermatologista:

- Verão: usar produtos com filtro solar para proteção dos fios.

- Inverno: água quente nos banhos aumenta a produção de mais oleosidade no couro cabeludo. Dê preferência a ativos que diminuam o sebo, como ácido salicílico, LCD, piridionato de zinco, menta e jaborandi.

 

5) Sono da beleza

Acredite ou não: a quantidade de horas que você dorme por dia tem impacto direto na aparência da sua pele. Além disso, sua pele se regenera enquanto você dorme, o que permite que seus cuidados com a pele funcionem melhor. Dormir mais te ajudará a se sentir mais saudável em geral. E antes de dormir, a naturóloga Mariana Vitte, do W Estética & Spa, sugere duas dicas para ficar bem tranquila com a ajuda dos óleos essenciais. Ela diz que a lavanda pode ser usada em um sachê in natura, com a planta seca, colocada em um saquinho de organza para amarrar no chuveiro. Outra dica relaxante: pingue 4 gotas de óleo essencial de lavanda na fronha do travesseiro, para relaxar o corpo e a mente.