Pele descascando ou com ardência? Mancha de limão? Xiii são tantos imprevistos que conversamos com especialistas para te ajudar em cada um deles. Confira!

O verão se aproxima e com ele vem muita coisa boa. Calor, mar, praia, sol, piscina, tempo de relaxar e pegar aquela cor. Mas nem tudo é perfeito e a estação também traz alguns probleminhas como pele descascando, manchas, frizz no cabelo... Pensando nisso, separamos algumas dicas para prevenir esse quadro e só curtir.

Pele descascando: Mesmo passando protetor solar, com o excesso de exposição ao sol a pele pode ficar bem bronzeada e começar a descascar para o processo de renovação. “A rosa mosqueta é ótima para nutrir a pele. Sua capacidade de estimular a produção de melanina ainda ajuda a corrigir as manchas solares. Faça uma mistura com 3 gotas de óleo de rosa mosqueta, 2 gotas de óleo vegetal de buriti, 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e 5 gotas de óleo essencial de lavanda e aplique no corpo no período da noite. É um santo remédio”, recomenda a terapeuta floral e aromaterapeuta Marcia Rissato, da Mona’s Flower.

 

Pele com ardência: Para quem ficou o dia inteiro na praia e está sofrendo com ardência, Andrea Torres, fisioterapeuta e dermato-funcional do W Estética & Spa, entrega uma dica caseira: “Após tomar um banho gelado, com um sabonete de formulação hidratante, aplique compressas de chá de camomila bem gelado sobre a pele para acalmar e hidratar. Isto irá melhorar a ardência e vermelhidão.”

 

Mancha de limão: O limão que era pra colocar no refrigerante ou o suco entraram em contato com a sua pele, você não teve como escapar do sol e um tempinho depois aparece aquela manchinha branca… Acontece que tanto na casca como no suco do limão – em todas as variedades – existem substâncias que favorecem a formação de manchas na pele, e dependendo da quantidade e da forma como os limões foram manuseados, pode até ocorrer queimaduras de primeiro a terceiro grau. “Tais substâncias (no caso dos limões e tangerinas são os betacarotenos) são fotossensíveis, ou seja, reagem com a luz do sol, e, quando em contato com a pele, podem causar manchas. Após manusear lave bem as mãos e passe protetor solar”, aconselha Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology.

 

Cabelo com Frizz: “O frizz é o resultado de fios quebrados e ressecados, portanto mantenha os cabelos sempre com um bom corte e hidrate-os frequentemente”, aconselha a hairstylist Camila Gomes, do Werner Coiffeur. A dica de Camila para esconder o frizz em excesso após sair do mar é usar um bom leave-in (com FPS) e pentear com um pente de madeira, que diminui o volume da cabeleira. “Abuse de acessórios, como bandanas e chapéus. Eles escondem aquele frizz bem no topo da cabeça, ou aquele cabelo novinho que está espetado”, comenta Camila. Na praia, a melhor dica para hidratação, fora produtos, é molhar os fios com água de coco, que é rico em vitaminas.