Listamos os diferentes tipos de pele e os filtros solares ideais para cada uma delas. Conheça-os e garanta uma pele bronzeada saudável!

Reportagem: Monique Zagari Garcia 

protetor-solar-ideal-cada-tipo-de-pele

"Além de provocar queimaduras e, a longo prazo, câncer de 

pele, não se proteger contra o sol implica, inevitavelmente, no

envelhecimento cutâneo", afirma o Dr. Valcinir Bedin
Foto: Danilo Borges 

O protetor solar deve ser utilizado em todas as estações do ano, mas é no verão que sua importância se torna ainda maior devido ao aumento da exposição solar. Por isso, todo cuidado é pouco! “Já não podemos contar com a integridade da camada de ozônio que filtra os raios ultravioletas, e o uso do protetor solar ajuda a evitar os danos causados por estes. Não utilizá-lo contribui para o aparecimento de queimaduras, manchas e até câncer de pele”, alerta a dermatologista Miriam Sabino (SP).

De acordo com o dermatologista Anderson Bertolini, médico e diretor da Clínica Bertolini (SP), fazer a escolha certa do filtro solar pode evitar as queimaduras, sensações de ardor e inchaços – sintomas comuns quando ocorre uma exposição excessiva ao sol, sem proteção. “Além disso, escolher um produto inadequado para o seu tipo de pele pode provocar oleosidade, vermelhidão, coceira e até acne”, ressalta Bertolini. Para acabar com suas dúvidas, especialistas no assunto explicaram cada tipo de pele e qual protetor solar é indicado para cada uma delas:

Pele normal

A dermatologista Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology (RJ), explica que a pele considerada normal apresenta um nível de oleosidade controlada, sem ressecamento. Em relação ao filtro solar, a expert recomenda sérum, spray ou loção. 

Pele seca

Apresentando aspecto desbotado e opaco, toque áspero e rude, é o tipo de pele que exige cuidados extras, devido à maior tendência para o envelhecimento. “Neste caso, o protetor solar ideal é o na versão creme, para que hidrate a pele. Pode-se, no entanto, optar pelo uso de spray em áreas pilosas e loção na região da face”, ensina Miriam Sabino.

 

Pele sensível

Segundo Anderson Bertolini, este tipo de pele geralmente apresenta vermelhidão, coceira, manchas e tem tendência para descamar. “Peles sensíveis são as que mais respondem a qualquer agressão, de uma forma exagerada. Assim sendo, loções e gel-creme são os veículos mais indicados. Por reagirem com maior facilidade, o ideal é usar um filtro físico e não químico”, recomenda Valcinir Bedin, dermatologista e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SP).

Nesta matéria





.
Leia Também