Alguns princípios ativos são altamente potentes e podem trazer melhorias em até 10 dias. Conheça as substâncias que estão presentes no seu creme e veja quais são os cosméticos mais indicados para gordura localizada, flacidez e celulite

Reportagem: Kátia Neves
Realização: Tomaz Souza Pinto

Princípios ativos

As substâncias certas podem ajudar (e muito) a dar fim
ao seu problema
Foto: Shutterstock

A adoração das mulheres por cosméticos levou a indústria  a investir em estudos científicos para buscar princípios ativos cada vez mais eficazes. O resultado disso são cosméticos superpotentes (ponto pra gente!) disponíveis no mercado. Para que funcionem de acordo, basta usar as substâncias certas.

A Corpo a Corpo conversou com Mika Yamaguchi, consultora técnica e farmacêutica da Biotec Dermocosméticos (SP), e com Luiz Gustavo Martins, farmacêutico bioquímico e diretor da Associação Brasileira de Cosmetologia (SP), para saber quais são as melhores substâncias para combater rugas, manchas, olheiras, acne, flacidez, celulite e gordura localizada.

Mas vale lembrar: os cosméticos são coadjuvantes, ou seja, eles ajudam a melhorar as condições da pele, mas não são milagrosos", comenta Mika Yamaguchi. Para Luiz Gustavo Martins, geralmente os resultados são visíveis após dez dias de uso contínuo, mas é preciso usar, no mínimo, três meses, para que o cosmético possa realmente fazer o efeito ao qual se propõe. "Nas embalagens há as indicações de uso não para que a pessoa gaste mais, mas porque há muitos estudos por trás", explica. Segundo ele, geralmente não é em um único produto que está o efeito, e sim na utilização da linha, pois os ativos agem em sinergia.