Veja algumas medidas preventivas e adote já!

Texto Redação | Foto Divulgação

Como não pegar gripe no inverno

Apesar de ser uma época com temperaturas mais amenas e uma das melhores para aproveitar o conforto de casa, o inverno pede cuidados específicos com a saúde, já que é a estação campeã em índices de gripes e resfriados. O frio e o clima mais seco facilitam o aparecimento de gripes e outras doenças respiratórias comuns neste período.

De acordo com o Ministério da Saúde, o resfriado é comumente confundido com a gripe. Embora parecidos, os sintomas do resfriado são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Em geral, as pessoas apresentam congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. Mas existem algumas precauções para evitá-los, e uma delas é bastante simples e prática: reforçar os hábitos de higiene no inverno para dificultar a transmissão dos vírus patogênicos.

Veja algumas medidas preventivas e comprovadas como eficazes pelo Ministério da Saúde e descubra como não pegar gripe no inverno:

- Higienize as mãos com água ou álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz.

- Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimão, bancos e maçanetas.

- Evite proteger a tosse e o espirro com as mãos, utilizando, preferencialmente, lenço de papel descartável.

- Evite contato com pessoas que apresentem a síndrome gripal

Caso persista os sintomas, o médico deverá ser consultado.

***Agradecimento à Benegrip® e Coristina® d