Como manter o corpo hidratado no frio Cuidados com o corpo

Confira algumas dicas para manter o corpo hidratado nos dias frios

Por Rebecca Nogueira Cesar

Água

É importante manter o corpo hidratado no frio

Foto: Shutterstock

Dores de cabeça, boca seca, náuseas, queda de pressão, cansaço e câimbras podem ser sinais de que o seu organismo está desidratado.

Além de ajudar na eliminação de toxinas, a água também hidrata a pele, o cabelo e o intestino. “Quem consome muitas verduras e frutas pode ingerir menos água. Já aqueles que ingerem muito sal, sentem necessidade de ingerir mais líquido”, explica André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme.

Mas também não é preciso exagerar na quantidade de água para cuidar do corpo. ”Um adulto saudável pode tomar cerca de 30 a 35 ml de água por quilo de peso. Um indivíduo de 70 kg deveria ingerir entre 2100 e 2450 ml de água por dia", ensina o nutrólogo.

No inverno, é normal ter vontade de comer coisas mais calóricas e quentinhas, e às vezes a água pode ficar em segundo plano. Porém, para manter o corpo hidratado nos dias frios, é preciso ingerir muito líquido.

Além da água, os sucos naturais ajudam a repor os líquidos no corpo, mas, é preciso tomar alguns cuidados. “O excesso de suco de frutas podem levar o aumento do peso devido ao açúcar, porém, se forem consumidos moderadamente não tem problema”, ressalta o André. Já os chás são excelentes aliados do corpo. Além de hidratar, eles também esquentam o corpo e trazem inúmeros benefícios. 

Como manter o corpo hidratado?

Durante os exercícios, tenha sempre uma garrafinha de água por perto. Com a atividade física, a pessoa tende a perder mais rápido sódio e potássio, e por isso é necessário ingerir líquidos. “A água não fornece os mesmos nutrientes de um isotônico, porém, já é suficiente para controlar a temperatura corporal durante os exercícios”, disse o nutrólogo

O isotônico também é uma opção para manter a hidratação. Ele possui carboidratos que ajudam a melhorar o desempenho no treino. “O isotônico é uma bebida esportiva indicada após os treinos para repor rapidamente os eletrólitos, como sódio e potássio”, explica o especialista.

Outra maneira de manter o corpo hidratado é com água de coco. “Ela é indicada para repor os sais minerais”, recomenda o Veinert.

*Especialistas consultados: André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme; Yolanda Schrank, endocrinologista do Sérgio Franco Medicina Diagnóstica e Caroline Dias Pereira, nutricionista do Hospital de Clínicas de Padre Miguel (RJ).

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