Você sabia que a lixa retira a proteção natural da pele? Confira a seguir dicas para cuidar de seus pés

Texto Karina Hollo | Adaptação Ana Paula Ferreira

Confira como manter seus pés lindos e saudáveis.

Foto: Shutterstock

A pele dos pés sofre. A sola é naturalmente mais espessa, para garantir proteção, e, mesmo que esteja densa demais, lixar não é uma boa opção. “Isso pode gerar um efeito rebote, causando um espessamento ainda maior”, afirma a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas (SP). Lixar também retira a proteção natural da pele, o que abre a porta para fungos e bactérias, além de aumentar a sensibilidade e ajudar no desenvolvimento de dermatites. “Pele áspera, grossa e esbranquiçada é sinal de perda de integridade da barreira cutânea”, alerta. 

Para deixar a região macia, a saída é apostar em cremes ou óleos esfoliantes. “O primeiro passo é mergulhar ou umedecer os pés numa solução de água com óleos ou mesmo com alguns extratos naturais (menta piperita, hortelã, óleo de alecrim ou amêndoas). Assim, fica mais fácil a retirada das células mortas”, recomenda. Em seguida, é preciso fazer uma esfoliação em movimentos circulares no dorso e na planta dos pés e, por fim, hidratar com um creme à base de lanolina, vaselina, manteiga de karité, vitamina E, pró-vitamina B5 e ureia. 

Outra opção é lançar mão da termoterapia, técnica com parafina. “Ela relaxa os músculos e alivia espasmos e contraturas, principalmente se você corre, além de suavizar a pele ressecada e rachada”, diz Mery Oaknín, esteticista da D-unhas, franquia espanhola especializada em cuidados com mãos e pés, em São Paulo.

Quer saber mais sobre dieta e nutrição? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!