Confira os cuidados necessários para conquistar o bronzeado perfeito, em todos os tons de pele, evitar rugas, queimaduras e até mesmo câncer de pele

Sinal vermelho! "Este tipo de tez não deve se expor ao sol com fins de bronzeamento. Para ela, não há grau de bronzeado seguro, porque, em outras palavras, é um tipo de pele que não produz melanina para se colorir. O que acontece, se ela toma cinco minutos de sol, é aquele tom rosado que significa 'pequeno grau de queimadura’ e não ‘bronzeado’”, comenta Luciana Conrado.

O uso de autobronzeadores é a melhor opção para peles muito brancas

O uso de autobronzeadores é ideal para peles muito brancas

Foto: Danilo Borges

Dica: “Evite exposição direta ao sol e, diariamente, use bloqueador solar com, no mínimo, FPS 50. Se quiser ficar bronzeada, a sugestão é utilizar autobronzeador”, aconselha Alexandre Filippo, dermatologista e coordenador do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia (RJ). Os autobronzeadores são produtos que contêm di-hidroxiacetona (DHa), uma molécula parecida com o açúcar, que reage com a queratina e dá à cútis uma pigmentação marrom. No mercado há várias opções disponíveis, como a Loção Corporalitè Bronzè, Biomarine (R$ 108) e a Natura Fotoequilíbrio Emulsão Autobronzeadora Hidratante Bronze, Natura (R$ 43).