Você é uma daquelas pessoas que costumam se curvar em frente ao computador ou na mesa de jantar sem ao menos notar? Então confira dicas de um especialista para manter a postura correta!

Texto Marcela Zanetti e Helô Oliveira | Adaptação Ana Paula Ferreira

Má postura pode ser causa de grandes dores

Foto: Shutterstock

Quantas vezes você já se pegou curvada em frente ao computador ou sobre a mesa de jantar? Esse simples descuido, se não corrigido a tempo, pode causar dores, estresse e até hérnia. O educador físico Sidney Filho, de São Paulo, ensina como manter a postura correta:

ESTIQUE-SE!
“Alongar-se por dez ou quinze minutos todos os dias é o primeiro passo para ter uma postura correta”, afirma. Lembre-se sempre de distribuir o peso do corpo nas duas pernas, com pés paralelos aos ombros e costas eretas enquanto se alonga.

DURMA DO JEITO CERTO
Aposte em um travesseiro que não seja alto nem baixo a ponto de entortar o pescoço e forçar a região cervical. De lado ou de barriga para cima, posicione-se de maneira que as costas fiquem inteiras apoiadas na cama. “Dormir com a barriga para baixo faz você curvar a coluna sem perceber”, alerta.

PEGUE LEVE NO PESO
No caso de nós, mulheres, o principal problema é a bolsa. Lembre-se de colocar nela apenas o que for necessário. “Se optar por um modelo de pendurar no ombro ou segurar na mão, alterne os lados a cada dez minutos para equilibrar o peso”, aconselha.

OBSERVE COMO VOCÊ SE SENTA
É bom que a cadeira tenha encosto e que seus pés estejam sempre apoiados, no chão ou em uma plataforma. “Imagine que seu corpo é puxado por uma linha acima da cabeça. As orelhas devem estar alinhadas aos ombros e ao quadril”, ensina.

MANEIRE NO SALTO ALTO
“Esse tipo de sapato pode parecer que ajeita a postura, mas, na verdade, sobrecarrega as pernas e o joga o tronco para frente”, diz. Procure não exceder os 10 centímetros de altura e não ficar mais de duas horas direto em pé.

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