Preste atenção nas dicas de especialistas e saiba como cuidar da sua pele antes e depois de quatro diferentes atividades físicas

 

Ciclismo

O ciclista costuma pedalar por horas e acompanhado de uma garrafa de água ou isotônicos que auxiliam na reposição dos sais perdidos no corpo. Mas o que muitos esquecem é da importância de proteger a pele contra os raios de sol durante os treinamentos e competições. “O uso de filtro solar fará efeito nas primeiras horas, evitando que os raios afetem a pele. Porém, com a transpiração permanente, o protetor acaba perdendo eficiência. É nesse momento que os cuidados com a pele aumentam. O ciclista deve optar pelo protetor solar com maior duração e resistência”, aconselha Miriam.

Antes de iniciar qualquer treinamento, o ciclista deve tomar alguns cuidados em relação ao excesso de exposição. “O uso de óculos escuros, filtro solar e uma roupa adequada para praticar o esporte ajudam a proteger a pele dos raios solares”, ressalta Miriam. Terminou a pedalada? Após o banho, a dermatologista recomenda a hidratação da pele com cremes hidratantes para proporcionar uma sensação de frescor à pele. “Atente-se às regiões de maior atrito com a bike, como os guidões, pedais e banco. Certamente estas áreas da pele vão necessitar de maior hidratação e, muitas vezes, de pomadas e cremes para assaduras ou bolhas”, completa Fernando. 

Caminhada

 Alguns cuidados são necessários na hora de caminhar debaixo do sol: “Cerca de meia hora antes da atividade física, aplique o protetor solar de no mínimo FPS 30 no rosto e no resto do corpo, pois ambos estão sempre expostos aos raios ultravioletas”, destaca Miriam. Após o exercício, tome uma ducha com água morna para relaxar o corpo e, logo em seguida, passe um hidratante na pele. “Não se esqueça dos pés! Use calçados adequados e faça uma intensa hidratação tópica na região”, lembra Fernando.