Preste atenção nas dicas de especialistas e saiba como cuidar da sua pele antes e depois de quatro diferentes atividades físicas

 

Reportagem: Monique Zagari Garcia

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Para quem pratica natação e hidroginástica, o ideal é apostar em produtos à base de

lipossomos e ceramida

Foto: Shutterstock 

Você sabia que a prática de atividades físicas age diretamente no aspecto da pele? “Ao se exercitar, o fluxo de sangue é estimulado, o que ajuda a remover com eficácia as toxinas do corpo e manter a pele saudável. Além disso, praticar atividades físicas ajuda a combater o estresse, flacidez e o envelhecimento precoce da pele”, explica dermatologista Miriam Sabino (SP).

Cada atividade física exige uma preparação específica da pele. Para esclarecê-las, contamos com a ajuda de especialistas no assunto, que selecionaram quatro diferentes modalidades para orientar como cuidar da pele antes e depois de sua prática. Confira:

Natação e hidroginástica

Segundo Miriam Sabino, os praticantes dessa modalidade devem manter alguns cuidados extras com a pele devido ao cloro usado na água. “O ideal é usar produtos à base de lipossomos e ceramidas. O lipossomo impede o contato das células com o cloro. Já as ceramidas detêm a água do corpo, o que também funciona como uma película de proteção”, recomenda a médica.

Antes de entrar na água, não esfolie a pele ou use sabonetes abrasivos. “Sua pele perderá a proteção natural e ficará mais sensível aos danos produzidos pelo contato com o cloro”, alerta Miriam. Ao sair da piscina, de acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas (SP), o ideal é fazer uma higienização correta no intuito de remover os resíduos químicos (cloro) contidos nas piscinas. “Depois de higienizada, a pele vai necessitar de uma hidratação intensa, a fim de evitar ressecamentos e consequente envelhecimento cutâneo”, orienta. 

Corrida

Se você corre em dias frios, quentes e ao ar livre, deve dobrar a atenção no que diz respeito aos cuidados com a pele. “Lave, hidrate e proteja! É importante manter esses cuidados para protegê-la dos agressores naturais”, recomenda Miriam. “Hidratação tópica e oral são necessárias. A ingestão de líquidos torna-se obrigatória antes da corrida, evitando desidratação intensa do organismo e, consequentemente, da pele”, completa Fernando.

Além disso, antes de correr, é importante lavar o rosto com sabonete neutro, ou algum outro que seja específico para a sua pele. “Feito isso, é recomendada a aplicação de um hidratante e, logo em seguida, do protetor solar com alto FPS (no mínimo 30) e proteção UVA. Opte pelo filtro solar resistente à água e também ao suor”, destaca Miriam. Após o exercício lave a pele novamente, utilize um hidratante e o foto protetor. “Para quem tem uma pele mais oleosa, utilize sabonetes com ácido salicílico. Caso a sua pele seja ressecada, opte por um sabonete neutro”, sugere a médica.