Não deixe o calor destruir sua produção! A seguir, confira nossas dicas superpráticas para manter a pele linda no verão

Texto Marcela Cataldi e Karina Hollo | Adaptação Ana Araujo

Dicas para manter a pele e corpo lindos no verão

Lembre-se do protetor solar e hidratante para manter a pele e corpo lindos no verão

Foto: Shutterstock

Manchas, ressecamento... viemos aqui ajudar você a se livrar de todos os problemas que detonam sua pele no verão. Pronta para ler nossas dicas?

1. Você já sabe que o protetor solar é fundamental para evitar manchas, doenças e envelhecimento da pele, mas depois de tantos dias de sol, por mais que você tenha se cuidado, pode ser que ela tenha ficado ressecada e, em consequência, descascado. Se isso aconteceu, é importante redobrar a atenção na proteção para não piorar a inflamação.

2. Géis pós-sol também são boas pedidas para quem quer uma sensação geladinha para alívio imediato da sensação ardida.

3. Mesmo quem tem pele oleosa ou mista costuma apresentar algumas regiões mais secas no corpo, especialmente pés, mãos, joelhos, cotovelos e lábios.

4. As solas dos pés sofrem ainda mais ressecamento e podem rachar e engrossar no período de férias, quando é mais comum andar descalça. Por isso, redobre a hidratação. Aposte em óleos ou fórmulas superhidratantes específicas para essas regiões extrassecas.

5. Não quer ficar com a pele melecada depois de passar hidratante? Basta mudar a textura do produto. “Hidratante depois do banho (e melhor se for até 3 minutos após sair do boxe) é obrigatório, sim, porque durante a chuveirada retira-se aquela camada de proteção da pele”, fala o dermatologista Abdo Salomão, de Belo Horizonte. Vale procurar por ureia, nutriômega 3,6,7 e 9 (que restaura o manto hidrolipídico), ácido hialurônico, ácido lático, óleo de girassol.

6. Esfoliar é fundamental para exibir uma pele mais fresca e suave. O ideal é fazer isso um ou dois dias antes de ir para a praia, para evitar irritações e garantir um bronzeado uniforme e duradouro. Escolha um esfoliante suave ou um peeling corporal com uma combinação de baixa dose de ácido glicólico, salicílico ou ácido láctico e enzimas de frutas.

7. Apesar de você ter uma sensação mais oleosa na pele, ela sofre com os efeitos do sol, da água da piscina e fica... Mais seca! O dermatologista Abdo Salomão indica que você escolha um sabonete neutro.

8. Se possível, encare o chuveiro uma única vez ao dia. “Sete ou oito minutos são mais do que suficientes, expõe o médico. Lavar demais pode irritá-la.

Leia mais:

Aposte nesses 20 produtos para copiar o make das famosas no verão

Conheça os 14 esmaltes para o verão que estão bombando

Anote já os 8 mandamentos para o beach hair perfeito

9. Precisa dar fim aos pelos? “Se vai usar lâmina, aproveite o fim do banho de água morna”, indica Abdo. A pele fica mais macia e os poros, mais abertos.

10. Use uma espuma específica – ela cria uma camada de proteção contra machucados.

11. Para conseguir um corte rente, use a técnica do vai e vem: deslize a lâmina (nova ou em bom estado) na direção dos pelos, e depois, contra.

12. Se você costuma ter pelos encravados, tente este truque: antes de dormir, aplique uma leve camada de óleo corporal nas pernas, axilas, virilhas ou onde quer que esteja pensando em raspar pela manhã. Isso hidrata o pelo, que vai deslizar para fora mais facilmente.

13. Segredinho para um autobronzeamento bem natural: escolha um tom médio ou escuro, mesmo que tenha a pele clara. Fórmulas mais leves tendem a revelar nuances amareladas e pouco atraentes.

14. Antes de aplicar, passe uma toalhinha úmida sobre a pele para eliminar células mortas e eliminar resíduos de loção, suor e óleo. Sem falar que a pele úmida vai absorver melhor a fórmula, garantindo cor intensa.

15. Passe o autobronzeador em grandes movimentos circulares e deixe secar. “Para um efeito natural de praia, após aplicar no corpo todo, pegue um lencinho umedecido e retire o produto na parte interna do braço, simulando a linha de pigmentação mais clara que o sol dá”, sugere Nicole Rossato, diretora da Best Bronze.

16. “E se quiser ombros mais dourados, umedeça um algodão com bronze em spray ou um lenço autobronzeador e reforce nessas áreas”, aconselha Nicole.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 326

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título