Algumas medidas simples devem ser adotadas na rotina de crianças e adultos para diminuir a chance de contaminação. Confira!

Texto: Redação | Foto: Divulgação - @drathatianemahet

Com a confirmação do primeiro caso de coronavirus no Brasil, não se fala em outra coisa. Algumas medidas simples devem ser adotadas na rotina de crianças e adultos para diminuir a chance de contaminação não só do coronavirus, mas inúmeras outras viroses, como a influenza.

A Dra. Thatiane Mahet, médica pediatra especialista em alergia, imunologia e nutrição infantil  listou alguns cuidados que devem ser tomados diariamente. Confira:

1- Se estiver doente a recomendação é não sair de casa.  Principalmente se for encontrar com população de risco como idosos, bebês e pessoas com doenças crônicas;

2- Lave as mãos após chegar da rua e antes de fazer qualquer refeição;

3- Use álcool em gel para higienizar as mãos, caso a lavagem não esteja disponível;

4- Se estiver resfriado ao tossir ou espirrar use um mecanismo de bloqueio seja um papel, o cotovelo ou pano. Evite usar as mãos como bloqueio se não conseguir lavar imediatamente;

5- Higienize as superfícies, mesas de trabalho, mesa de refeição, espaço de recreação das crianças, etc;

6- Lave as narinas diariamente, principalmente ao chegar da rua. É comum lavarmos as mãos, mas esquecemos do nosso maior filtro que é o nariz.   Faça a lavagem com soro fisiológico para uma limpeza mais profunda.

7- Mantenha uma alimentação saudável com consumo diário de frutas, legumes e verduras, não se esqueça de beber muita água, é essencial que o corpo esteja hidratado.

8- Faça exercícios, a prática de atividade física melhora nosso sistema imunológico e ajuda em inúmeras doenças;