Há uma série de dúvidas comuns sobre o suor. Confira quais informações são verdadeiras ou não!

Texto Daniel Navas | Adaptação Ana Paula Ferreira

Descubra alguns mitos e verdades sobre o suor

Foto Shutterstock

Esclarecemos dúvidas comuns quando o assunto é suor e exercícios. Vem ver!

1. Quanto mais eu transpiro, mais gordura estou eliminando. 

Mito. “A transpiração ocorre para manter a temperatura corporal estável e, portanto, não tem a capacidade de provocar a queima de gordura”, esclarece Selma Cernea, dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

2. Gordos transpiram mais do que magros.

Verdade. Quantidades maiores de gordura corporal significam maior isolamento térmico e, portanto, necessidade de transpiração mais intensa para garantir o resfriamento do corpo.

3. Malhar agasalhada acelera o emagrecimento porque faz suar mais. 

Mito. Você certamente vai transpirar mais porque o suor não vai conseguir evaporar no meio ambiente graças às camadas de roupas. Mas isso não representa um benefício. “Existe o perigo de desidratação e de hipertermia (aumento da temperatura corporal), que podem levar a desmaio, tontura e até colocar a vida em risco”, alerta Fellipe Savioli, médico do esporte e membro da Steadman Hawkins Clinic, em Vail, no Colorado (EUA).

4. Atletas transpiram mais.

Verdade. Por conta do volume e da frequência de atividade física, atletas têm capacidade maior de resfriamento da pele. “Triatletas, por exemplo, chegam a suar até 4 litros em uma hora de exercício”, afirma a dermatologista Tatiana di Perrelli, de São Paulo.

Quer saber mais sobre corpo e exercícios? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!